Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
rEVISÃO DE HISTÓRIA
RELEMBRANDO...
Pedro Alvares Cabral saiu de Portugal para uma longa viagem, EM BUSCA DE NOVAS TERRAS E METAIS PRECIOSOS.
No dia 22 de abrIl de 1500, os portugueses avistaram, as terras do nosso paÍs.
Eles VIRAM, no litoral baiano, um monte, NO qual deram o nome de Monte Pascal,
DEVIDO A ÉPOCA DE PÁSCOA.
Povos Indígenas no Rio Grande do Sul
Os indígenas que viviam nas terras onde hoje é o Rio Grande do Sul, antes da chegada dos europeus, pertenciam A três grupos:
os GuaraniS, JêS e os Pampianos.
Os guaranis ocupavam o litoral, a parte central até a fronteira com a Argentina, os Jês habitavam parte norte junto a Santa Catarina, e os Pampianos se localizavam ao sul junto ao Uruguai.
Os indígenas do grupo Jê ocupavam a região do planalto norte-rio-grandense no norte e no nordeste do estado. Viviam da caça dos animais como a capivara, porco-do-mato, da pesca e da coleta de produtos, como o pinhão e o mel. Muitos também praticavam agricultura e plantavam principalmente o milho. Para se proteger do frio, moravam em casas subterrâneas. Eles cavavam buracos no chão, que tinham em média dois metros de profundidade e protegiam esses buracos com um telhado feito de galhos de árvores cobertos por ramos de palmeiras.
Os Guaranis eram o grupo mais numeroso da região. Habitavam principalmente os vales do rios e nas margens das lagoas, onde a caça e a pesca eram mais abundantes. Os guaranis coletavam diversos tipos de moluscos, frutos e raízes e cultivavam principalmente milho e aipim. mas também plantavam feijão, abóbora e batata. Suas moradias tinham estruturas de madeiras cobertas com fibras vegetais, em geral de base circular.
Os Pampianos, eram os menos numerosoS do Rio Grande do Sul. Eles ocupavam o sul e o sudeste do estado. Viviam principalmente nos campos, numa área com bastante água, pois nelas havia abundância de recursos, como a caça e a pesca e os mesmo viviam desses recursos. Os cavalos eram utilizados como meio de transporte e para auxiliar na caça. O gado bovino servia de alimento.
Com a ocupação de suas terras por portugueses e por espanhóis, os Pampianos foram obrigados a ir cada vez mais para o interior.
MM.DD.YYYY
00:00-00:00
Tiradentes (1746-1792)
foi o líder da Inconfidência Mineira, primeiro movimento de tentativa de libertação colonial do Brasil.
Seu objetivo era libertar o país do domínio português e o povo da opressão.
Sepé Tiaraju foi um chefe indígena dos Sete Povos das Missões Orientais do Uruguai (território hoje integrado ao estado do Rio Grande do Sul) que virou herói para seu povo.
ESTE líder guarani deu a vida para defender as terras do Povo Nativo Gaúcho
Os bandeirantes - os homens que participavam das bandeiras e entradas - eram principalmente paulistas, que, entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, destruição de quilombos, aprisionamento de indígenas, mapeamento de territórios e na procura de pedras e metais preciosos.
Andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos.
Os bandeirantes foram responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro. Expandiram o território brasileiro para além das fronteiras determinadas pelo Tratado de Tordesilhas.
Tinham geralmente como ponto de partida as cidades de São Vicente (litoral paulista) e São Paulo. Caminhavam seguindo o curso dos rios como, por exemplo, o rio Tietê.