Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
O contexto histórico do Absolutismo Inglês coincide com o fim das Guerras dos Cem Anos e das Duas Rosas (que marcou o conflito de poder entre as famílias Lancaster e York). Houve, então, forte centralização do poder nas mãos do rei, a partir da segunda metade do século XV.
Tudo começou com a Dinastia Tudor, tendo Henrique VIII como o primeiro monarca. A instituição do Absolutismo na Inglaterra deu-se graças ao apoio da burguesia e do Parlamento, iniciando em 1485.
ingleses dominavam partes do território da França, conhecidos como feudos, mas isso começou a mudar nos séculos XII e XIII, com a crescente recuperação do domínios franceses controlados pelos ingleses.
Por conta dos casamentos ocorridos entre membros das duas monarquias, houve grandes disputas pela sucessão do trono francês. A Inglaterra tentava dominar a França e interferir na sucessão do trono do país vizinho. Em 1453, os franceses reconquistaram Bordeaux, na Batalha de Castillon, e isso marcou o final da Guerra dos 100 anos.Guerra das Rosas – Nasce da Dinastia Tudor
A dinastia Stuart dominou a Inglaterra por mais de 100 anos. Suas atitudes no governo começaram em 1603 e foram a principal causa da Guerra Civil Inglesa.
O primeiro líder deste grupo foi Jaime I, que assume a realeza após Elizabeth I, representante da Dinastia Tudor falecer. Em seu mandato, Jaime I causou imenso descontentamento da alta burguesia do país.
Após sua morte, seu filho Carlos I assume o poder, assim dissolvendo o parlamento e tentando impor a religião anglicana aos presbiterianos escoceses. Devido a estas atitudes, além do desentendimento com os parlamentares, é iniciada uma guerra civil liderada por Oliver Cromwell, que ganha de Carlos l e encerra da dinastia Stuart.
Após a queda dos Stuart, Oliver Cromwell assume o controle do país, o governando tiranicamente, mas algum tempo depois morreu deixando o trono para seu filho que governa por um ano mas foi deposto do poder assim ressurgindo os Stuart, com o filho de Carlos l, Carlos ll o que dividiu o parlamento em dois grupos.
Seu sucessor foi Jaime ll que era a favor do catolicismo deixando assim grande parte da Inglaterra descontente, e seu governo foi marcado por uso excessivo de violência. Com todos essas coisas ocorreu a revolução gloriosa que foi liderada por seu genro Guilherme de Orange, fazendo assim o rei pedir refúgio a França e o parlamento entregar o trono a Guilherme.
A Revolução Inglesa, ocorrida no século XVII, foi um dos principais acontecimentos da Idade Moderna. Foi considerada a primeira das grandes revoluções burguesas, isto é, as revoluções encabeçadas por lideranças da burguesia europeia, que havia se tornado expressivamente forte, do ponto de vista econômico, ao longo dos séculos XVI e XVII, e que precisava alcançar legitimidade política.
Com o processo da revolução, a burguesia da Inglaterra, por meio de uma guerra civil e da atuação do Parlamento, conseguiu combater o Estado absolutista desse país e reformular a estrutura política, que culminaria na modelo da Monarquia Parlamentarista em 1688.
Guilherme III estabeleceu a Declaração de Direitos que era um agrupamento de medidas que determinavam que o Parlamento aprovaria ou não impostos, garantiria a propriedade privada e a liberdade individual, e ainda determinava a divisão de Poderes no governo.
A burguesia também passou a promover o desenvolvimento econômico da Inglaterra. Em meio aos acontecimentos de conflitos e crises, foi instaurado então a monarquia parlamentar e o fim do absolutismo inglês. Mantendo-se monárquica, reestruturou sua economia garantindo condições que a fariam se tornar uma grande potencia nos séculos seguintes.
→ https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/historiag/o-absolutismo-ingles.htm
→ https://www.google.com/amp/s/www.infoescola.com/historia/absolutismo-na-inglaterra/amp/
→ https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/absolutismo-ingles