Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que presta cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias.
Origem
Foi criada em 1971, completando em 2021, 50 anos.
O seu país de origem foi frança, onde vários enfermeiros médicos e jornalistas se juntaram para um bem comum, levar aos mais necessitados os cuidados necessários à sua sobrevivência.
Mutios destes são fortemente afetados pelas guerras, condições precárias de vida a que estão sujeitos, catástrofes naturais, epdidemias...
À CERCA DA ORGANIZAÇÃO...
É uma organização não governamental, independente e sem fins lucrativos.
Os seus financiamentos provêm maioritariamente de doações privadas.
Conta com cerca de 45 mil profissionais e atua em mais de 70 países.
áreas de intervenção
Atuam um pouco por tudo o mundo, em especial nas áreas mais afetadas e com mais baixas condições de vida, como mostra o mapa.
Como atuam?
Oferecem cuidados de saúde à população afetada, através de apoio médico especializado e de apoio logístico.
Têm vários centros de logística e mercadorias/equipamento um pouco por todo o mundo, de forma a que a ajuda possa ser enviada rapidamente em caso de emergência.
Modos de ação
Alimentação e nutrição;
Cuidados de saúde mental;
Campanhas de vacinação;
Saúde materna;
Distribuição de alimentos;
Atendimento a vítimas de violência sexual...
Como ajudar
Sendo uma uma organização neutra, imparcial e independente a nível político e económico, é importante que hajam doações de modo a contribuir para o bom funcionamento da mesma.
É possível fazer donativos acedendo ao site, tornando-se assim aquilo a que chamam «Doador sem Fronteiras», caso contribua mensalmente.
Curiosidades
A organização recebeu, em 1999 o prémio Nobel da Paz;