Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
POR QUE CONTAR OU LER HISTÓRIAS?
As histórias são excelentes ferramentas de
trabalho na tarefa de educar e vários motivos
existem para isso:
História....
Dicas para contar histórias
Encontre um espaço aconchegante, inusitado: a sombra de uma árvore, um pequeno tapete, os primeiros degraus de uma escada.
Assuma o lugar de leitor e a alegria de dividir a narrativa com as crianças.
Escolha sempre histórias que te encantam. É preciso gostar do que se lê, pois só assim é possível contagiar o ouvinte com nossas palavras e narrativas.
Dê vida para as histórias: perceba o ritmo, escolha a entonação adequada, use todo seu corpo para dar vida ao enredo.
Dicas para contar histórias
Envolva o ouvinte, fisgando-o pelo olhar e convidando-o à participação. Ele deve mergulhar na aventura, se surpreender com o que acontece, tentar adivinhar o que está por vir.
Lembre-se de que a experiência com a escuta deve começar e terminar como a própria narrativa. Não busque explicações, justificativas, pretextos. A história precisa se bastar: a experiência se conclui com o desfecho do enredo.
Tenha em mente que a leitura de um texto não se esgota em uma primeira leitura. Cada vez que voltamos a uma história, descobrimos detalhes, novas possibilidades, outros entendimentos.
roda de leitura
Ler, na Educação Infantil, deve ser uma atividade natural, é preciso ler o tempo todo para as crianças,, ler muito, ler diferentes textos, com diferentes intenções. Essa prática, todavia, demanda um constante planejamento e tem de levar em conta o tempo de atenção das crianças e os assuntos que lhes interessam, sem perder de vista, é claro, as intenções pedagógica.
faz de conta
A brincadeira de faz de conta, ao contrário do que pode parecer, não é espontânea; ela sempre está relacionada à cultura. Portanto, dispor o material e o espaço para o faz de conta é , em termos educacionais, muito mais que organizar um ambiente físico. Trata-se de configurar um ambiente cultural, onde a criança possa aprofundar-se nos papéis que desempenham
Gildo – Coleção Primeiros Livros:
Ele é um elefantinho muito fofo, de uma série de livros infantis. Nessa coleção aqui (que vem com 3 livros para bebês), o Gildo ensina as cores, os números e os opostos.
O balde das chupetas: um livro infantil super gracioso para a fase em que a criança está deixando a chupeta! Na história, o menino Joca está vivendo exatamente isso, e certamente a criança irá se identificar com ele! Um incentivo extra para deixar o acessório, que é tão querido pelos pequenos.
Cocô no trono: o livro perfeito para o bebê que não gosta muito de fazer o cocô no vaso. A história é tão engraçada, que talvez com ela você consiga fazer o pequeno tentar usar o vaso!
Uma lagarta muito comilona: um dos livros infantis que mais me encanta! A história é uma graça! A cada página, a lagarta conta o que aconteceu em sua semana: na segunda, na terça, na quarta…
Tudo bem ser diferente: A linguagem é fácil, os desenhos são coloridos e cativam o olhar da criança. Mostra que todos são diferentes e que merecem respeito. Tudo bem ter orelhas grandes, usar óculos, ter uma cor diferente, não ter cabelo, ser adotivo, precisar de ajuda, chegar em último lugar, e muito mais.
Ele estimula demais a criança, porque faz um divertido jogo entre imagens. Já percebeu que muitas vezes, na natureza, há um desenho dentro de outro? Pois esse livro do consagrado autor Fernando Vilela mostra que você pode enxergar olhos nas asas de uma borboleta, um labirinto nas escamas de uma cobra, e até o entardecer no bico do tucano. Conforme a criança vira as abas do livro, percebe a relação entre os desenhos e se encanta!