Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Organização não governamental de ambiente com sede em Amesterdão, nos Países Baixos, e com escritórios espalhados em mais de 41 países.
Atua internacionalmente em questões relacionada com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas (Amazónia no Brasil), clima, nuclear, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas, transgênicos, agrotóxicos e energia renovável.
Greenpeace significa paz verde pois eles zelam pela natureza.
Fundado em 1971 no Canadá por um canadense e imigrantes americanos, tem, atualmente, cerca de três milhões de colaboradores em todo o mundo que doam quantias mensais que variam de acordo com o país. Entre os primeiros ativistas que ajudaram a fundar a organização na década de 1970, havia pessoas com estilo de vida hippie e membros de comunidades quakers americanas, que migraram para o Canadá por não concordarem com a Guerra do Vietnam.
Entre os nomes mais destacados entre os fundadores da organização, estão os de Robert (Bob) Hunter, falecido em maio de 2005, que foi membro do grupo por toda sua vida; Paul Watson, que saiu em 1977 por divergências com a direção do grupo, fundando, no mesmo ano, a Sea Shepherd Conservation Society, dedicada à proteção dos oceanos e Patrick Moore, que se desligou em 1986, criando, em 1991, a empresa Greenspirit, que presta consultoria ambiental à indústria madeireira, nuclear e de biotecnologia. Moore esta conhecido agora por opiniões em favor das indústrias, e contrário as de Greenpeace.
O Greenpeace recebe, ainda, doações de equipamentos e outros bens materiais, usados geralmente nas campanhas e ações do grupo.
O grupo não aceita recursos de governos, empresas e partidos políticos. Atualmente, esta postura é colocada em dúvida. Entidades como o Activistfacts (Fatos Ativistas) rastreiam e revelam ao público as fontes de financiamento de ONG's, como o Greenpeace.
Entretanto, para a organização, sua independência financeira é um valor de maior importância, pois é o que garante sua total liberdade de expressão. Dessa forma, pode assumir riscos e confrontar alvos, tendo compromisso apenas com a sociedade civil. São aceitas doações (em dinheiro ou recursos/equipamentos) apenas de pessoas físicas ao redor do globo, independente do valor.
As técnicas de campanhas originais da organização procuram confrontar e constranger os que promovem agressões ao meio ambiente em ações diretas não violentas, ás vezes envolvendo desobediência civil. Greenpeace tem participado como ONG em conferencias, e conseguido status consultivo com organizações governamentais internacionais como ONU. Com o projeto Greenfreeze lançado na Europa em 1993, eles também conseguiram fazer ativismo econômico avançando uma tecnologia verde a Greenfreeze, para que eles foram premiados por UNEP .
A instituição mantém, ainda, vigilância sobre a exploração do urânio na cidade baiana de Caetité, tendo veiculado o vazamento do minério e a contaminação da água no município por diversas ocasiões, tendo inclusive levado água caetiteense contaminada por vazamento de urânio até ministros do governo Lula, como Carlos Minc, sem que medidas concretas de proteção tenham sido adotadas.