Os Signos e os Elementos Teatrais
Yasmin Aragão Mendes - ARTE
O figurino comunica o sexo, idade, classe social, profissão, nacionalidade, religião, e a personalidade do personagem, se ele é mocinho, vilão ou anti-herói, há signos visuais próprios só para designar isso. Por isso é tão IMPORTANTE!
Figurino
Signos ?
Na Arte chamamos de "SIGNOS" os simbolismos e as mensagens que são apresentadas à nós por meio de vários elementos visuais. Os signos compõem sua própria linguagem visual. Neste caso específico, estamos abordando os signos teatrais dos Elementos do Teatro!
Todo figurino, conjunto de vestimentas e seus acessórios usados pelos atores em cena, começa à partir de desenhos de roupas, depois a roupa é confeccionada.
Criação
Maquiagem
A maquiagem do ator é aliada na representação teatral, é um signo que mescla o natural, o artificial e a "criatura". Em teatro trabalha-se a pintura do rosto ou do corpo do ator para caracterizar personagens, para ressaltar expressões, distanciar ou aproximar o personagem do espectador.
A voz trêmula de um ator octagenário é um Signo Natural, não tendo sido criada voluntariamente, é natural tanto na vida como na cena. Contudo, a voz trêmula de um jovem ator interpretando um velho é um Signo Artificial.
Natural
VS
Artificial
O penteado teatral é um produto artesanal dentro do quadro da maquiagem. Como fenômeno artístico é domínio do criador da indumentária. Muitas vezes o penteado representa um papel à parte, como se pode comprovar, é decisivo no personagem.
O Penteado
Cenário
A tarefa primordial do cenário, sistema de signos que também se pode denominar aparato cênico ou cenografia, consiste em representar o lugar, exemplo: Lugar geográfico – paisagens, mar, montanha. Lugar social - praça pública, laboratório, cozinha, café. O cenário ou um de seus elementos pode também significar: Tempo, Época, Histórica: templo grego, romano. Estação: tetos cobertos de neve, Hora : Sol ou Lua.
+ Signos !
Tudo é signo no teatro. Uma coluna de papelão significa que a cena se desenrola diante de um palácio. A luz do projetor destaca um trono e eis-nos no interior do palácio. A coroa sobre a cabeça do ator é signo da realeza, as rugas e a brancura de seu rosto, obtidas graças à maquiagem, e sua caminhada arrastada, são signos de velhice. O galope de cavalos intensificando-se nos bastidores é o signo de que um viajante se aproxima.
Signos Naturais
Os signos naturais são aqueles que nascem e existem sem participação da vontade; eles têm significados para aquele que os recebe, que os interpreta, mas são emitidos involuntariamente. Um exemplo é o relâmpago, ele é signo da tempestade. A febre é signo de doença, a fumaça signo de fogo e a cor da pele signo de raça.
Iluminação
A iluminação teatral pode delimitar o espaço cênico: os focos concentrados sobre uma parte do palco significam o lugar da ação, nesse momento. Quando não há aparelhagem profissional para a realização da iluminação usa-se lanternas. A luz pode ser usada com significações de tempo e espaço, ou com significados simbólicos. A luz do projetor permite também isolar um ator ou um cenário. É utilizada como elemento expressivo da linguagem teatral. Possui três funções: 1-Iluminação das personagens em ação. 2- Iluminação dos ambientes criados pela cenografia. 3- Efeitos luminosos em geral.
Sonoplastia
O Som. Chegamos à categoria dos efeitos sonoros do espetáculo que não pertencem nem à palavra nem à música: os ruídos. Em primeiro lugar, há todo um terreno de signos naturais (ruídos de passos, rangidos de portas, roçar de acessórios e de roupas). Os ruídos produzidos no teatro podem significar: a hora -toques de relógio o estado do tempo - chuva o lugar - ruídos de cidade grande gritos de pássaros, vozes de animais domésticos o deslocamento - ruído de um automóvel se aproxima/distancia uma atmosfera de solenidade ou de inquietude - sino, sirene. Os sons podem ser signos dos fenômenos e circunstâncias mais diversos.
Sons
Sonoplastia É o conjunto de sons vocais ou instrumentais criados para sublinhar ações de uma cena, num texto dramático ou não dramático. Pode ser natural - quando é realizado por elementos da natureza ou artificial - quando é realizado através de sons gravados ou de elementos fabricados pelo homem. Caracteriza a classe social, ambiente, tempo, época, clima psicológico, suspense e dá maior ou menor ênfase à ação.