Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
A sabedoria não é outra coisa se não a felicidade.
- Diderot
Denis Diderot foi um filósofo, escritor e enciclopedista francês e uma das mais proeminentes figuras do Iluminismo. Consagrou-se como um grande escritor e fez da literatura o seu ofício, o que valeu uma vasta produção literária. Apesar de sua iniciação religiosa, foi um ateu materialista e um dos precursores da filosofia anarquista.
Diderot acredita na razão como guia, da qual a filosofia deveria se alicerçar para desvendar a verdade e constituir um sólido conhecimento. Sem espanto, ele elaborou sua metodologia segundo os moldes e informações das ciências exatas, de acordo com o materialismo científico.
Ademais, a natureza humana, com seus problemas morais, sua condição espiritual e material, bem como seu destino, também foram assuntos de interesse para o filósofo. Por conseguinte, para Diderot, a Ciência seria o motor fundamental para desenvolvimento humano e para o progresso humano.
Dentre as principais obras de Diderot, destacam-se:
Pensamentos Filosóficos (1746)
Carta sobre os cegos para uso dos que enxergam (1749)
Encyclopédie (1751-1772)
Jacques, o fatalista e seu mestre (1796)
A religiosa (1796)
O sobrinho de Rameau (1821)
Durante o ano de 1745 foi contratado pelo produtor Andre Le Breton com o intuíto de traduzir uma enciclopedia inglesa. Depois disto, passou a trabalhar com o filósofo Jean Le Rond d’Alembert, organizando outra enciclopédia. Esta foi de grande inspiração racionalista e materialista e de grande influencia e inspiração aos líderes da Revolução Francesa, propondo uma imediata separação entre a Igreja e o Estado, e ainda, o combate as superstições e as diversas manifestações de pensamento entre elas as instituições religiosas.
Pensamentos Filosóficos (1746)
Carta sobre os cegos para
uso dos que enxergam (1749)
Encyclopédie (1751-1772)
Jacques, o fatalista e seu mestre (1796)
A religiosa (1796)
O sobrinho de Rameau (1821)