Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Um dos fundadores e CEO da maior fabricante de semicondutores do mundo. Intel Corp.
Premiações
Engenharia Civil 1º Ano
PAPÉIS E HABILIDADES DE UM GESTOR
Conceitos da Administração e Ética Empresarial
Profª - Hágata Crystie Farhat
Fontes de pesquisa:
Livro Introdução à Teoria Geral Da Administração – Terceira Edição, Antonio Cesar Amaru Maximiano
Wikipédia – https:/en.wikipedia.org/wiki/Andrew_Grove
Quem foi?
Andrew Stephen Grove, (em húngaro: András István Gróf), (Budapeste, 2 de setembro de 1936 - 21 de março de 2016), foi um engenheiro, empresário, autor e pioneiro na industria de semicondutores que imigrou para os Estados Unidos, em 1956.
Um dos fundadores da maior fabricante de semicondutores do mundo, a Intel Corporation, da qual chegou a ser presidente.
Andrew Grove foi um líder de referencia no mundo dos negócios, que sobreviveu aos nazis e ao regime comunista para ascender na economia capitalista norte-americana.
Andy Grove esteve a frente da Intel nos anos em que esta empresa registou um crescimento explosivo. Identificado por muitos como uma figura lendária, faz parte da lista de gestores mais admirados no mundo dos negócios. Em 1997 foi eleito pela revista Time o Homem do Ano.
Principios
Princípios
Andrew Grove é exemplo de executivo influenciado pelas ideias de Mintzberg. Em seu livro Administração de alto desempenho, ele relata como fez um diário de suas atividades como executivo da Intel. Foi assim que chegou a conclusão de que os executivos devem concentrar-se nas atividades de alto desempenho e não perder tempo com o trivial.
Grove acreditava que todos são administradores. Em suas palavras, devem ser incluídos entre os administradores todos os que tem responsabilidade sobre qualquer recurso. Para Grove, há tres ideias básicas que orientam a administração de alta performance: produção, trabalho de equipe e empenho individual.
Produção
Produção. Todos “produzem” de alguma forma. Há funcionários que fabricam chips, enquanto outros emitem faturas, ou criam softwares ou anúncios publicitários. Esta perspectiva básica proporciona uma maneira sistemática de administrar, da mesma forma como a linguagem e os conceitos financeiros criam uma abordagem comum para avaliar e administrar investimentos.
Produção, para Grove, é a palavra que define os resultados do administrador. O supervisor de um grupo de projetos, por exemplo, produz projetos completos, que funcionem e estejam prontos para entrar em produção. Se administra uma faculdade, ele produz alunos bem treinado e educados.
Para Grove, a produtividade elevada do administrador depende da escolha de atividades de alta alavancagem administrativa, ou seja, as atividades que maximizam a produção:
Eficiencia na função PLANEJAR
Dedicar-se, com antecedencia de tempo, as atividades de planejamento (planejar á atividade de planejar).
Eficiencia na comunicação
Evitar desperdícios e efeitos negativos sobre a atividade alheia, como: Participar de uma reunião sem preparar-se adequadamente ou transmitir informações de baixa qualidade.
Eficiencia na priorização do tempo
Envolver-se pessoalmente com: O aproveitamento de grandes oportunidades e a resolução dos problemas mais severos.
Eficiencia no monitoramento de todo o processo operacional.
Fazer visitas periódicas acompanhando e tomando nota de dados importantes, pedir relatórios sobre as atividades exercidas, fazer analise com base nos dados obtidos.
Eficiencia como orientador
Partilhar seu conhecimento com outros, que o transmitirão a outros.
Trabalho de equipe. A maior parte das atividades humanas são realizadas por equipes, não por indivíduos. Os resultados do administrador são os resultados das unidades organizacionais sob sua supervisão direta ou influencia – os resultados de sua equipe e de outras equipes. Se o administrador tem um grupo de pessoas que se reportam a ele, ou um circulo de pessoas sob sua influencia, seu produto deve ser avaliado pelo produto criado por essas pessoas. Se o administrador é um especialista, seu potencial para influenciar as organizações “vizinhas” é enorme.
O consultor interno, que proporciona a visão adequada a um grupo que enfrenta um problema, afetará o trabalho e o produto de todo um grupo. Grove resume essa ideia na seguinte proposição:
Produção do administrador = Produção de sua organização + produção das organizações localizadas em sua área de influencia.
Trabalho de
equipe
Desempenho individual
Desempenho individual. Segundo Grove, uma equipe só trabalha bem quando cada um de seus integrantes empenha-se ao máximo. O empenho, ou desempenho, de uma pessoa na realização de seu trabalho depende de sua capacidade e sua motivação.
Como a tarefa mais importante do administrador é obter o máximo desempenho da equipe, há duas formas de lidar com a alta produtividade:
Treinamento e motivação. Ambos são responsabilidades primarias do administrador.
Leandro Francisco Rodrigues
Matheus Pegorini Krzyzaniak
Mateus Gralaki
João Pedro Malanhuk
Renan Matheus Talevi