Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Tipos de solos e

suas principais características

Componentes -Aelton, Aldaisa, Alexander, Brendon, Carine, Helenilton, Iasys, Jefferson, Jobson, Marcus, Mardel, Milena, Neuma, Rafael, Renildo, Robson, Stefani, Willian e e Yanca.

O solo tem uma grande importância para todos e em todos os sentidos pois é nele que se planta, colhe, constrói e ainda retira organismos, partículas e substâncias para a realização de pesquisas cientificas. O solo não se resume em apenas um tipo, mas sim em vários, que pode ser arenoso, argiloso, siltoso, entre outros.

Os solos apresentam composições próprias que os classificam, sejam elas químicas, formato, coloração, densidade e outras características.

O solo arenoso se constitui de algumas substâncias de areia em que se unem e muitas vezes se formam em cristais de quartzo ou também denominados de minerais primários, essa formação tem sua estrutura considerada de ótima infiltração o que dificulta a sobrevivência de plantas e/ou organismos.

Arenoso

- Tem boa aeração, ou seja, a água e o ar penetram com mais facilidade nele.

- Tem um teor em areia superior a 70%.

- O deserto é o exemplo mais comum dos solos arenosos.

- Seca depressa, e para se plantar nele há que irrigá-lo frequentemente.

O deserto é o exemplo mais comum.

O solo argiloso, como o próprio nome informa, se compõe de pequenas quantidades de argila em que se unem e conseguem abrigar grande quantidade de água. É formado de alumínio e ferro, e também não são de fácil habitação para as plantas.

Argiloso

- Não são tão arejados como os arenosos mas armazenam mais água.

- A água passa de forma mais lenta, ficando então armazenada.

- Tem uma textura semelhante à do arenoso.

O solo siltoso possui uma grande quantidade de silte, também conhecido como “poeira de pedra”, sendo por isso muito erodíveis. O silte não se mistura como a argila, as suas partículas são muito pequenas e leves.

Siltoso

Em solo orgânico é normalmente encontrado materiais orgânicos em processo de decomposição. A existência de húmus é um dos principais resíduos da decomposição que contribui na produção de nitrogênio.

Orgânico

- Tem grande facilidade com o plantio considerando.

- É um solo geralmente fértil, ou seja, um solo onde as plantas encontram melhores condições para se desenvolverem.

O tipo latossolo é assim denominada por conter catins e argila em sua composição, são muito encontrados em terrenos sem grandes alterações na sua formação, ou seja, com poucas ondulações. Podendo ainda possuir cor vermelha, laranja e também amarela devido ao fato de que contem ferro e alumínio.

Latossolo

O solo lixiviado é o tipo de solo que contém em sua composição pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais, isso acontece por serem localizados em áreas com grande ocorrência de chuvas que levam os nutrientes e deixa o solo totalmente desfavorecido de potássio e nitrogênio.

Lixiviado

A quantidade de calcário presente nestes tipos de solo é muito superior que nos outros. Deste tipo de solo é retirado um pó branco ou amarelado, que pode ser utilizado na fertilização dos solos destinados à agricultura e à pecuária.

Este tipo de solo também fornece a matéria-prima (substância principal com que é fabricada) para a fabricação de cal e do cimento, que são utilizados na construção civil.

Cársticos

Referências

1- www.educacao.cc/ambiental/tipos-de-solos-arenoso-argiloso-arido-organico-entre-outros

2- Decifrando a Terra – W. Teixeira, M. Toledo

3- EDUCAR USP – Observando o solo

4- EMBRAPA – Solos para Todos

5- www.todoestudo.com.br/geografia/tipos-de-solo

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi