Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social.
Tipos de movimentos sociais:
Características:
Teoria sobre os movimentos sociais:
- Início do séc XX: experiências europeias vindas da revolução industrial, ainda distantes da compreensão dos sociólogos;
- Década de 60: quebra de paradigmas científicos e diálogos interdisciplinares. Sociólogos se voltam para as questões do seu tempo. Alguns manifestaram-se em militância;
- Ainda nos anos 60, nos EUA, se forma a Teoria da Mobilização de Recursos (tentativa de compreender a racionalidade dos movimentos sociais e suas lógicas). De acordo com a teoria, os movimentos surgem a partir da incompatibilidade entre o modelo de sociedade que se tinha e o que as pessoas queriam ter. Essa inquietude se torna coletiva a partir do uso da imprensa e da própria indústria cultural.
A Sociedade dos Movimentos Sociais:
- Para teóricos como Alan Touraine, os movimentos do século XX não são ligados a aspectos materiais e direito de consumo. São inclinados a questões morais, defesa do bem estar social e garantia da ampliação de direitos civis, sociais e humanos. Tornam-se a ferramenta de maior efetividade que os grupos minoritários e desfavorecidos dispõem para buscar a garantia de seus direitos.
- Mudanças tecnológicas e aumento do repertório de ações. Meios de comunicação em massa e redes sociais. Produção de material próprio com o objetivo de arregimentar e trazer identificação popular às causas.
MAIO DE 68
EUA E A DÉCADA DE 60
Movimentos Sociais no Brasil
Importantes tanto para a implantação como para a derrocada da ditadura militar.
Implantação:
- O golpe de 1964 foi, também, uma reação aos movimentos de camponeses (Ligas Camponesas), de trabalhadores urbanos (greves) e de classe média de esquerda que apoiava os grupos acima;
- Ocorreram também movimentos que apoiavam a intervenção militar (classe média "de direita"). Contra a "ameaça" do regime comunista.
Derrocada:
- Movimento estudantil, especialmente em 68 e 78 (anistia). Defesa da redemocratização e Diretas Já.