Loading…
Transcript

CANTO CORAL COMO FERAMENTA DE EDUCAÇÃO MUSICAL

Who we are?

Natalia Gualberto

Orientador: Neylson Crepalde

INTRODUÇÃO

A MÚSICA E SEU APRENDIZADO

A MUSICA E SEU APRENDIZADO

A MUSICA E SEU APRENDIZADO

O estímulo sonoro e musical carrega sempre o poder de impressioná-lo (o sujeito), burlar os mecanismos de defesa e favorecer uma maior aproximação do indivíduo com ele mesmo, o que se traduz em respostas em nível biológico e fisiológico, em reações sensoriais, hormonais, fisiomotoras e psicológicas propriamente ditas. (SEKEFF, 2002, pg. 68)

O Ensino de Música...

Tem a função de desenvolver "faculdades de percepção, comunicação, concentração, autodisciplina, trabalho em equipe,... autoconfiança, a redução do medo, o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico, do senso de responsabilidade, da sensibilidade, da memória , etc." (Koellreutter 1998)

A EDUAÇÃO MUSICAL NO BRASIL

A EDUAÇÃO MUSICAL NO BRASIL

O Canto Coral

"Nas práticas corais junto a indivíduos sem prévio conhecimento musical, o coro cumpri a função de única escola de música que essas pessoas tiveram, na maior parte dos casos. (AMATO, 2007, p. 83)"

A Voz

Monahan, (1978) nos registra que “A voz é forma mais instintiva de fazer música e é provável que seja a arte musical mais natural e universal”

Randel, (1986) "quando usamos a voz como instrumento musical o resultado é o cantar."

Segundo Sloan (1999), "cantar envolve o uso completo da voz e de si mesmo."

“Enquanto cantamos não nos expressamos através de um instrumento; nós nos tornamos o instrumento. (Katsh e Merle-Fishman, 1985)” (Apud Brisola, 2000, p. 12)

“Ensaiar é uma oportunidade para um processo permanente de musicalização” (Figueiredo, 2010)

O ENSAIO

O PAPEL DO REGENTE

"Motivar, incluir socialmente e integrar seus coralistas, além de orientá-los para o aperfeiçoamento de suas habilidades vocais e musicais"

(Amato, 2007, p. 76)

O papel do Regente

O ensaio coral como sala de Aula

“pode-se considerar a função do regente análoga à de um professor. Por isso, o regente também deve refletir sobre a natureza do processo de aprendizagem musical” Figueiredo (1990, p. 04)

Oliveira (2017, p. 2) considera que “o regente é de fato um professor” e que os ensaios do coral são excelentes oportunidades para ensinarmos vários conteúdos de música e também de outros aspectos.”

TÉCNICA VOCAL

"Gerar oportunidades singulares de obtenção de novos conhecimentos ligados ao canto, os quais normalmente são adquiridos em escolas especializadas não acessíveis a toda população.” (Amato, 2007, p. 84)

"Gerar oportunidades singulares de obtenção de novos conhecimentos ligados ao canto, os quais normalmente são adquiridos em escolas especializadas não acessíveis a toda população.” (Amato, 2007, p. 84)

  • conceitos básicos para a saúde e higiene vocal
  • conhecimentos relativos à anatomia e à estrutura funcional dos principais órgãos fonatórios periféricos e suas inter-relações
  • conhecimento da mecânica respiratória fônica com base na produção vocal de alto rendimento

“Todo cantor de coro deve ter consigo sua partitura, mesmo que nada saiba sobre notas ou valores” (Figueiedo, 2010)

LEITURA MUSICAL

“O permanente contato com uma partitura, durante o ensaio, permite que detalhes sutis da obra, tais como durações de notas finais, colocação exata das dinâmicas, etc. não se percam” (Figueiredo, 2010)

"O permanente...

"O regente...

“O regente não pode desprezar qualquer oportunidade de transformar algum aspecto da obra que está preparando num exercício para desenvolvimento da musicalidade de seu cantor, seja no aspecto rítmico ou das alturas, melódica ou harmonicamente”

(Figueiredo, 2010)

Considerações Finais

CONSIDERAÇÕES FINAIS

OBRIGADA!

OBRIGADA!