Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR
PARTE A
Este é um exercício profundo de REFLEXÃO e você deve fazê-lo aos poucos. Lembre-se NÃO existe certo ou errado, existe como você se sente e o que você pensa. Use sempre a Visão Sistêmica, olhe para O TODO.
1- Faça uma linha do tempo da sua vida, de 7 em 7 anos, até a sua idade atual trabalhando a sua memória. Ex: 0 a 7 anos, 8 a 14 anos, 15 a 21 anos, e assim sucessivamente.
• Você vai eleger 1 fato importante, positivo e/ou negativo, para cada fase da sua vida. Se houver mais de um fato muito marcante em uma das fases você também pode listar.
• Para cada fato, eleja as 3 emoções mais impactantes que você sentiu.
• Você vai agora descrever a emoção de acordo com sua memória e para ajudar a narrativa use as perguntas chaves para cada sentimento: Como? Onde? Com quem? e Por que?
Sim, simples de entender, mas trabalhoso. Lembre-se, um novelo embaraçado precisa de dedicação para ser desenrolado e colocado em ordem novamente.
ANEXO 1
FASE:
FATO:
SENTIMENTO 1:
NARRATIVA:
SENTIMENTO 2:
NARRATIVA:
SENTIMENTO 3:
NARRATIVA:
ANEXO 1
FASE:
FATO:
SENTIMENTO 1:
NARRATIVA:
SENTIMENTO 2:
NARRATIVA:
SENTIMENTO 3:
NARRATIVA:
ANEXO 2
Com o ANEXO 1 preenchido, complete este ANEXO 2, para cada narrativa que você escreveu, considerando a fase, fato e sentimentos. Seja gentil com você e abra mão do autojulgamento.
PARTE B)
PRINCÍPIO IDENTIFICADO:
ATENÇÃO:
INTENÇÃO:
EXEMPLO 1:
FASE: 8 a 14 anos
FATO: Aos 10 anos fiz uma viagem inesquecível
SENTIMENTO 1: Muita alegria
NARRATIVA:
Fui para a praia com meus pais, irmãos, dois tios e suas famílias. Parecia um filme, nem parecia que era eu vivendo aquela viagem.
Era férias e meus pais tinha conseguido finalmente bancar uma viagem. Me divertia todos os dias, a praia parecia o céu. Meus primos e eu nos divertíamos com as coisas mais simples.
PARTE B)
PRINCÍPIO IDENTIFICADO: Dar e Receber
ATENÇÃO:
Às vezes quero que situações e pessoas me deem mais do que é possível. A praia sempre estaria ali, mas a sensação é de que eu queria mais e não poderia “querer”.
INTENÇÃO:
Tentar levantar poucas expectativas em relação a situações que não controlo. Sempre usar o raciocínio para lembrar que, mesmo quando sinto que quero mais de um lugar, de uma situação ou de uma pessoa, e não é o momento para mais, sempre haverá uma nova chance.
SENTIMENTO 3: Medo
NARRATIVA:
Eu iria começar a 5ª série, (6º ano atual) e seria o início de uma fase nova e alguns amigos iriam mudar de escola e eu tinha muito medo de não conseguir me sair bem nas matérias e no final tomar bomba. Era como se eu não fosse dar conta, queria ficar ali naquela praia para sempre.