Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Exercícios
17/abr./2020
O espaço urbano é composto pelas cidades, que passaram a surgir a partir da saída das populações que antes viviam no campo e agora passam a compor estes novos espaços. Com a criação das cidades e com o livre comércio, inicia-se o processo conhecido como êxodo rural (modalidade de migração caracterizada pelo deslocamento de uma população da zona rural em direção às cidades).
O urbano não necessariamente remete às cidades, porém diz respeito às características que surgiram com o processo de urbanização. Deste modo, a urbanização é caracterizada pelo processo de transformação do que antes era rural em urbano.
Um exemplo de que o urbano não se restringe somente às cidades é a chegada das tecnologias de ponta implementadas ao trabalho rural, ou no campo.
Urbanização mundial
A urbanização é caracterizada pelo processo de transformação do que antes era rural em urbano. E esse processo foi alavancado pela industrialização, que por conta da necessidade de mão de obra, atraiu a população dos campos para a cidade.
Aparentemente a vida no espaço urbano parece ser mais atrativa, por conta da maior oferta de emprego, fácil acesso aos produtos do mercado e também, teoricamente, melhores condições de vida e renda.
Nos países considerados desenvolvidos, que foram os primeiros a se urbanizarem (século XVIII), foram também os primeiros a possuírem estes fatores atrativos. A partir da Primeira Revolução Industrial, as cidades europeias por exemplo, tornaram-se grandes centros urbanos.
Já nos países considerados subdesenvolvidos, todo o processo de industrialização aconteceu de forma tardia (século XX), causando um atropelo entre as mudanças propiciadas pelas revoluções industriais e a urbanização. Este atropelo, acabou acarretando problemas sociais como a pobreza, a criminalidade e a segregação urbana.
Conceitos II
Junto com a urbanização mundial, surge alguns conceitos para simplificar esse tema, vejamos alguns:
Metrópoles, do grego, meter (mãe) + pólis (cidade): Centros urbanos de grandes dimensões, cidades que dispõem dos melhores equipamentos urbanos do país ou de uma região. As metrópoles exercem grande influência nas cidades menores que estão ao seu redor. Exemplos de metrópoles: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba (cidades com mais de 1,5 milhão de habitantes)
Região metropolitana: Conjunto de municípios vizinhos e integrados a uma metrópole, com serviços públicos de infraestrutura comuns. Exemplo: ABC Paulista - Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e a cidade de São Paulo.
Conurbação: É a junção física de duas ou mais cidades próximas em razão de seu crescimento horizontal. Ex.: Itajaí e Balneário Cambóriu ou Florianópolis e São José.
Megalópole: Conurbação de duas ou mais metrópoles. Ex.: Tokaido no Japão (Tokio, Yokohama, Nagoya, Osaka e Kyoto) Obs. Não temos Megalopóles no Brasil.
Megacidade: É toda e qualquer cidade com mais de 10 milhões de habitantes. Ex.: São Paulo, única megacidade do Brasil.
Cidade global: Esse termo é utilizado para fazer uma análise qualitativa das cidades, destacando a influência delas, em partes distintas do mundo, sobre os demais centros urbanos.
Uma cidade global, portanto, caracteriza-se como uma metrópole, porém sua área de influência não é apenas uma região ou um país, mas parte considerável do planeta. Ex.: Nova York, São Paulo, Paris
- Copie em seu caderno as questões e as alternativas, em seguida assinale a opção correta.
1. A globalização transformou algumas metrópoles em centros da economia internacional. Esses centros urbanos formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. São as empresas sediadas nestes centros que lançam inovações tecnológicas, comandam os serviços especializados para a indústria, além de oferecem redes avançadas e diversificadas de meios de trasnportes.
Como esses centros urbanos são denominados?
a) Megacidades.
b) Centros Regionais.
c) Cidades Globais.
d) Conurbação Urbana.
e) Megalópoles.
3. Sobre a urbanização, que se refere ao aumento da população urbana sobre a rural, assinale a alternativa que não apresenta um fator ligado à esse conceito:
a) Êxodo rural ( )
b) Industrialização ( )
c) Metropolização ( )
d) Reforma agrária ( )
e) Mecanização do campo ( )
4. Por que podemos considerar a cidade de Itajaí e Balneário Camboriú como uma conurbação urbana, mas não como metropóles? Explique:
2. Entende-se por Conurbação:
a) A expansão vertical das cidades, ocasionando problemas ambientais referentes à circulação do ar (ilhas de calor);
b) O encontro de duas ou mais cidades, formando grandes
aglomerados urbanos
c) Problemas gerados pela grande população sem moradia nas cidades;
d) Problemas urbanos referentes à ineficácia dos transportes públicos;
e) Processo de migração em massa de pessoas do campo para a cidade
5. O texto abaixo, retirado do nosso livro, mostra alguns motivos sobre
a importância das cidades.
- Agora responda:
a) Quais os poderes de atração que a cidade têm, além do econômico?Explique:
b) Você acha que "qualidade de vida" também é um poder de atração das cidades? Explique:
c) Quanto a "saúde pública", também pode ser considerada um poder de atração das cidades? Explique:
Até a próxima semana =)