Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Tópicos relacionados a fatores higiênicos e motivacionais:
Os que causam, predominantemente insatisfação.
são aqueles que não motivam. Sua presença não necessariamente causa satisfação no trabalho, enquanto sua ausência causa insatisfação;
Os que causam, predominantemente satisfação.
são aqueles que causam satisfação ou motivação, mas a sua falta não necessariamente causa
insatisfação ou desmotivação
TEORIA Y
Os sistemas de administração foram criados por Likert mostrando os tipos de lideranças existentes:
Sistema 1 (autoritário coercivo): Lidera a organização de forma autocrática, podendo utilizar como forma de obter um rendimento superior dos funcionários usando ameaças e punições.
Sistema 2 (Autoritário Benevolente): Lidera a organização de forma impositiva, porém, flexível e menos rígido que o primeiro sistema. Também utiliza de ameaças, mas, também possui recompensar para motivar os funcionários.
Sistema 3 (Consultivo): Lidera a organização de forma mais participativa e com menor rigidez que os dois primeiros sistemas. Objetivos e tarefas são discutidos previamente, há comunicação de baixo para cima e encorajamento do trabalho em grupo.
Sistema 4 (participativo): Todos participam das decisões de uma forma democrática, boa comunicação e alto nível de motivação dos funcionários. Encontrado em empresas e alta tecnologia e pessoal especializado.
Racionalidade limitada: o tomador de decisões conhece apenas parte das informações acerca da situação.
Imperfeições nas decisões: não existem decisões perfeitas, apenas umas melhores que outras quanto ao resultado que acarretam
Relatividade nas decisões: toda a decisão é até certo ponto uma acomodação; jamais permite a realização completa ou perfeita dos objetivos, representa a melhor solução encontrada naquela circunstância.
Hierarquização das decisões: Os objetivos visados pelas ações das pessoas obedecem a uma hierarquia, na qual um nível qualquer é um fim em relação ao nível mais baixo e um meio em relação aos de ordem maior
Racionalidade administrativa: o comportamento dos indivíduos nas organizações é planejado e orientado no sentido de atingir objetivos previamente definidos.