-Caiu Doente os Filisteus
20Então Samuel reuniu todas as tribos de Israel, e a tribo de Benjamim foi escolhida por sorteio. 21Em seguida, Samuel reuniu cada família da tribo de Benjamim, e a família de Matri foi sorteada. Por fim, Saul, filho de Quis foi escolhido dentre eles. Quando o procuraram, porém, não o encontraram. 22Por isso, perguntaram ao Senhor: “Ele já chegou?”.
O Senhor respondeu: “Está escondido no meio da bagagem”. 23Eles correram até lá e o trouxeram. Era tão alto que os outros chegavam apenas a seus ombros.
3“Quando você chegar ao carvalho de Tabor, encontrará três homens vindo em sua direção; estão a caminho de Betel, onde vão adorar a Deus. Um deles estará levando três cabritos, outro, três pães, e o terceiro, uma vasilha de couro cheia de vinho. 4Eles o cumprimentarão e lhe oferecerão dois pães, que você deve aceitar.
5“Quando chegar a Gibeá-Eloim, onde fica o destacamento dos filisteus, encontrará um grupo de profetas descendo do lugar de adoração. Virão tocando harpa, tamborim, flauta e lira, e estarão profetizando. 6Nesse momento, o Espírito do Senhor virá poderosamente sobre você, e você profetizará com eles. Será transformado numa pessoa diferente. 7Depois que esses sinais se cumprirem, faça o que tiver de fazer, pois Deus está com você.
Cap 10:3-7
10Então Samuel transmitiu a advertência do Senhor ao povo que lhe pedia um rei. 11Disse ele: “Este é o modo como o rei governará sobre vocês. Ele convocará seus filhos para servi-lo em seus carros de guerra e como seus cavaleiros e os fará correr à frente dos carros dele. 12Colocará alguns como generais e capitães de seu exército, obrigará outros a arar seus campos e a fazer as colheitas e forçará outros mais a fabricar armas e equipamentos para os carros de guerra. 13Tomará suas filhas e as obrigará a cozinhar, assar pães e fazer perfumes para ele. 14Tomará de vocês o melhor de seus campos, vinhedos e olivais e os dará aos servos dele. 15Tomará um décimo de sua colheita de cereais e uvas para distribuir entre seus oficiais e servos. 16Tomará seus escravos e escravas e o melhor do gado e dos jumentos para uso próprio. 17Exigirá um décimo de seus rebanhos, e vocês se tornarão escravos dele. 18Quando esse dia chegar, lamentarão por causa desse rei que agora pedem, mas o Senhor não lhes dará ouvidos”.
22Então Samuel levou Saul e seu servo para uma sala de jantar e lhes deu o lugar de honra entre os convidados, cerca de trinta pessoas. 23Em seguida, Samuel pediu ao cozinheiro: “Traga o pedaço de carne separado para o convidado de honra!”. 24O cozinheiro trouxe a coxa do sacrifício e a colocou diante de Saul. “Coma”, disse Samuel. “Reservei este pedaço para você desde que decidi convidar estes homens para a refeição.” E Saul comeu com Samuel naquele dia.
25Quando desceram do lugar de adoração e voltaram para a cidade, Samuel levou Saul ao terraço da casa e preparou uma cama para ele. 26Ao amanhecer do dia seguinte, Samuel chamou Saul novamente: “Levante-se!”, disse ele. “É hora de seguir viagem.” Saul se aprontou, e ele e Samuel saíram juntos. 27Quando chegaram à saída da cidade, Samuel disse a Saul que enviasse seu servo adiante. Depois que o servo partiu, Samuel disse: “Fique aqui, pois recebi de Deus uma mensagem para você”.
Cap 8:10-18
1Quando Samuel ficou idoso, nomeou seus filhos para serem juízes sobre Israel. 2Joel, seu filho mais velho, e Abias, o segundo mais velho, julgavam em Berseba, 3mas não eram como seu pai. Eram gananciosos, aceitavam subornos e pervertiam a justiça. 4Por fim, as autoridades de Israel se reuniram em Ramá para discutir essa questão com Samuel. 5Eles disseram: “Olhe, o senhor está idoso e seus filhos não seguem seu exemplo. Escolha um rei para nos julgar, como ocorre com todas as outras nações”. 6Samuel não gostou de que lhe tivessem pedido um rei e buscou a orientação do Senhor.
Cap 10:20-23
Cap 9:22-27
Cap 8:1-6
Israel pede um rei