Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Riscos da clamídia na gravidez
A clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode afetar tanto homens como mulheres. Na maioria dos casos esta doença é assintomática, no entanto é possível também notar alguns sintomas em alguns casos, como,por exemplo, corrimento vaginal alterado ou queimação ao urinar.
A clamídia pode infetar as vias reprodutivas, causando a doença inflamatória pélvica e infertilidade, tanto em homens como em mulheres. Essas complicações são mais comuns em mulheres. Além disso, aumenta o risco do feto se implantar fora do útero
A clamídia pode aparecer após o contacto sexual desprotegido e, por esse motivo, nos homens, é mais frequente na uretra, no reto ou na garganta, enquanto na mulher os locais mais afetados são o colo do útero ou o reto.
A doença pode ser identificada apenas com a avaliação dos sintomas apresentados, mas também existem exames que ajudam a confirmar o diagnóstico.
O diagnóstico da clamídia é feito pelo urologista ou ginecologista a partir da observação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. No entanto, para confirmar a doença, são normalmente solicitados exames laboratoriais, principalmente a análise da secreção vaginal ou peniana e o exame de urina, para identificar a presença da bactéria. Uma vez que a clamídia não causa sintomas em alguns casos, é aconselhado que pessoas com mais de 25 anos, com uma vida sexual ativa e com mais de 1 parceiro façam exame para DST regularmente e que as mulheres façam o exame preventivo pelo menos 1 vez ao ano ou de acordo com a orientação do ginecologista.
Normalmente aparecem depois de 1-3 semanas do contacto sexual.
Sempre que existir suspeita de clamídia é muito importante ir a um clínico geral ou a um infectologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com antibióticos, como a azitromicina, que é um forte antibiótico para combater a clamídia.
A doença da clamídia durante a gravidez pode levar ao parto prematuro, baixo peso ao nascer, morte do feto e endometrite. Como esta doença pode passar para o bebé durante o parto natural é importante realizar exames que possam diagnosticar essa doença durante o pré-natal e seguir o tratamento indicado pelo obstetra. O bebé afetado durante o parto pode ter complicações como conjuntivite ou pneumonia por clamídia e estas doenças também podem ser tratadas com antibióticos indicados pelo pediatra.
Neste trabalho abormados o tema da clamídia onde falamos sobre o que era, riscos da clamídia (na gravidez), como se propaga, como se identifica e como confirmar o diagnóstico da mesma. Falámos também dos seus sintomas, apesar de ser uma doença, na maioria das vezes assintomática e nas suas formas de tratamento, sendo maioritariamente por antibióticos.
https://www.tuasaude.com/clamidia/
https://www.google.com/search?q=como+se+propaga+e+identifica+A+CLAMIDIA&tbm=isch&ved=2ahUKEwixvdf87Yz4AhUPwIUKHaxOAecQ2-cCegQIABAA&oq=como+se+propaga+e+identifica+A+CLAMIDIA&gs_lcp=CgNpbWcQAzoECCMQJzoFCAAQgAQ6BggAEB4QCDoECAAQGDoECAAQHjoECAAQE1DCBVjxV2C1WmgCcAB4AIAB2wGIAaIikgEGMC4zMi4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWfAAQE&sclient=img&ei=vayXYvHqO4-AlwSsnYW4Dg&bih=969&biw=1920#imgrc=73YnWEGNxjROlM (imagem)
https://www.disfarma.com.co/productos/33/azitromicina (imagem)
https://www.tasaudavel.com.br/saude/dst-mais-comum-do-mundo-pode-ser-confundida-com-candidiase-como-diferenciar (imagem)
https://www.obrasileirinho.com.br/clamidia-atinge-98-das-jovens-entre-15-e-24-anos-diz-pesquisa/ (imagem)
https://regogoo.com/blog/clamidia/ (imagem)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Clam%C3%ADdia
Trabalho realizado por:
Daniel Ferreira Nº4
Guilherme Rodrigues Nº7
Tomás Lopes Nº19
9ºA