Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
São representações que permitem a observação da relação de parentesco entre os indivíduos e, consequentemente, os padrões de herança.
Para compreender como deve ser feita a análise de um heredograma, vamos utilizar o exemplo ao lado. Os indivíduos pintados de roxo sofrem de uma doença desconhecida. Sobre essa enfermidade, devemos descobrir se ela é resultado de genes dominantes ou recessivos e se estes estão ou não nos cromossomos sexuais.
O primeiro passo é descobrir se a doença está ou não ligada ao cromossomo sexual, que normalmente é o X. Para saber se existe essa relação, devemos observar os homens afetados, pois se a doença estiver ligada ao cromossomo X, os homens transmitirão a doença apenas para as suas filhas e só serão afetados se suas mães possuírem o gene. Diante disso, podemos perceber que nosso exemplo está ligado aos cromossomos autossômicos, pois o indivíduo 2 da geração III é um homem afetado e filho de um homem também afetado.
Para chegarmos a essa conclusão, devemos observar os fenótipos de pais e filhos. Quando pais com fenótipos iguais dão origem a filhos com fenótipos diferentes, podemos concluir que os pais são heterozigotos para determinada característica e o filho afetado é recessivo. O casal II - 5 X II - 6, com as mesmas características deu origem a filhos III - 4 e III - 5, com características diferentes, assim, temos uma característica determinada por um gene recessivo, pois ela não se manifestou no casal e apareceu apenas nos filhos, nos quais o gene apresenta-se em homozigose.
aa
Aa
Conclui-se, portanto, que, na geração III, os indivíduos 4 e 5 são homozigotos recessivos e, na geração II, os indivíduos 5 e 6 são heterozigotos. A partir disso, é possível concluir que todos os afetados são homozigotos recessivos.
aa
aa
Aa
aa
Aa
Após esse momento, é importante analisar os casais e descobrir os outros genótipos. Analisando-se o casal 1 e 2 da segunda geração, por exemplo, é possível observar que um homem com a característica em questão teve um filho também afetado. Para que o filho seja afetado, ele necessita de um gene recessivo proveniente do pai e outro da mãe. Assim sendo, a mãe obrigatoriamente deverá ser heterozigota Aa, pois não apresenta a característica, mas enviou um gene recessivo ao filho. Da mesma forma, podemos concluir que o filho 1 desse casal deverá ser Aa, pois receberá obrigatoriamente um gene a do seu pai, que não é afetado pela doença. "O mesmo raciocínio aplicado para o casal da geração II pode ser aplicado para o casal da geração I e o casal 3 e 4 da geração III.
aa
Aa
aa
Aa
aa
Aa
A_
Aa
aa
Aa
Entretanto, ainda restam dúvidas sobre o indivíduo 4 da geração II e o indivíduo 3 da geração III. A única informação que podemos fornecer é que eles apresentam um gene dominante, pois não foram afetados pelo problema.
A_
aa
Aa
aa
Aa
1- Determinar se a característica refere-se ou não a uma herança ligada aos cromossomos sexuais;
2- Identificar se a característica é determinada por um gene recessivo ou dominante;
3- Localizar todos os indivíduos homozigotos recessivos;
4- Analisar outros casais, lembrando-se sempre de que um gene é proveniente do pai e outro da mãe.
(FCMSC-SP/2019-2) Na genealogia apresentada a seguir, a mulher 4 e o homem 7 são afetados por uma doença autossômica determinada por um par de alelos.
As pessoas que são obrigatoriamente heterozigotas estão indicadas por
A) 1, 2, 5 e 6.
B) 1, 2, 3 e 4.
C) 4, 5 e 7.
D) 3, 5 e 6.
E) 2, 3 e 6.
(ALBERT EINSTEIN/2019) Acromatopsia é uma doença autossômica recessiva rara determinada por um par de alelos. Pessoas com essa doença pouco distinguem cores ou não as distinguem, podendo enxergar uma só cor. No heredograma, o avô de Renan e Bárbara apresenta a acromatopsia.
A probabilidade de Renan e Bárbara gerarem um menino com a acromatopsia será de
A) 1/16.
B) 1/8.
C) 1/32.
D) 1/64.
E) 1/4
(Enem 2014) No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos. Qual é o padrão de herança observado para essa doença?
A) Dominante autossômico, pois a doença aparece em ambos os sexos.
B) Recessivo ligado ao sexo, pois não ocorre a transmissão de pai para os filhos
C) Recessivo ligado ao Y, pois a doença é transmitida dos pais heterozigotos para os filhos
D) dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença.
E) Codominante autossômico, pois a doença é herdada pelos filhos de ambos os sexos, tanto do pai quanto da mãe.
(FUVEST 2009) O heredograma abaixo mostra homens afetados por uma doença causada por um gene mutado que está localizado no cromossomo X.
Considere as afirmações:
I. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado.
II. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado.
III. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) I
B) II
C) III
D) I e II
E) II e III
Nos heredogramas apresentados nas alternativas, ocorrem pessoas que têm alterações na formação do esmalte dos dentes ( e ). Os heredogramas em que as alterações do esmalte dos dentes têm herança ligada ao cromossomo X, dominante e recessiva, estão representados, respectivamente,