Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Quem?
Em que canal?
Com que efeito?
Diz o que?
Para quem?
O modelo de comunicação de Lasswell desempenhou um grande papel para entender o processo de comunicação. Este modelo é mais conhecido por comunicação interpessoal ou comunicação empresarial. Porque ele também acrescentou efeito no final do processo, portanto, o feedback também é possível em muitas situações aqui. Muitos estudiosos viram esse modelo benéfico em muitas pesquisas de comunicação.
Modelo clássico da comunicação elaborado nos anos 40 por C. Shannon e W. Weaver. Nasceu das reflexões sobre a eficiência da transmissão dos sinais constituintes da mensagem telegráfica. Posteriormente, foi criticado devido ao seu carácter lineal e estático.
Shannon e Weaver determinaram três níveis da problemática de comunicação:
1 - Problema técnico: quer dizer, a precisão da transmissão dos sinais.
2 - Problema semântico: precisão da significação veiculada pelos sinais transmitidos.
3 - Problema de eficácia: maneira como a significação recebida pode influenciar o comportamento do recetor.
O estudo dos autores mencionados desenvolveu principalmente o primeiro nível. O segundo nível é mais dependente dos fatores contextuais e interessava menos à engenharia da comunicação. O terceiro nível é diretamente relacionado com a pragmática do comportamento. Não obstante, Shannon e Weaver mencionaram a noção do efeito estético no caso da comunicação artística.
Gerhard Maletzke é um exemplo claro da influência da Pesquisa em Comunicação de Massa na Ciência da Comunicação de Massa alemã. Em 1963 traduziu para o alemão várias dessas investigações em uma volumosa obra intitulada Psicologia da Comunicação de Massa (traduzida para o espanhol pelo editorial do Ciespal em 1970) na qual publicou seu modelo de comunicação.
Alguma dúvida?????
Ricardo Santos nº25569 Cinel Turma 19 de Multimédia