Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

A QUÍMICA

E OS

COSMÉTICOS

Ana Ricardo nº1

Beatriz Galhardas nº6

Diogo Rocha nº8

Inês Coelho nº13

12ºB

Introdução

Os cosméticos utilizam-se desde sempre:

  • Os homens pré-históricos à 30 mil anos já pintavam o corpo e se tatuavam;
  • Os Antigos Egípcios também usavam extratos vegetais;
  • Na Grécia Antiga os banhos eram uma prática comum e a higiene era muito valorizada;
  • Na Idade Media os hábitos de higiene foram abandonados, pois, o cristianismo ensinava que os males do corpo só poderiam ser curados com a intervenção divina;

Hoje em dia os cosméticos são usados para proteger a aparência e/ou o odor do corpo humano.

Introdução

A palavra cosmética teve origem no termo grego kosmetés, que descrevia um escravo ou ajudante que tinha como função arrumar as roupas, perfumes e pinturas da sua senhora.

Esses objetos eram designados por kósmesis.

O que são cosméticos:

  • São produtos que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária. Desse modo, esses produtos estão isentos de emitir informações detalhadas quanto ao seu modo e suas restrições de uso, devido às suas características intrínsecas.

Desvantagens

Infelizmente, os cosméticos que são tão adorados pelas pessoas podem causar prejuízos para a saúde, como alergias, irritações e até envelhecimento precoce da pele.

Com o avanço da tecnologia já é possível criar produtos com fórmulas mais leves que tem a mesma durabilidade, que protege e estimula a produção do colágeno, elastina, hidroproteinas e proteoglicanas além de possuírem FPS (fator de proteção solar).

Pela forma como são produzidos, distribuídos e vendidos, estas são as duas áreas nas quais a indústria dos cosméticos é mais prejudicial:

  • Prejudiciais para o ambiente, com a utilização de produtos químicos, muitas embalagens plásticas não reutilizáveis e a utilização de microplásticos na sua composição – uma das maiores ameaças aos ecossistemas marinhos e saúde humana;

  • Prejudiciais para a saúde de quem os usa, com as marcas a promover a necessidade e uso excessivo destes cosméticos enquanto os produtos em si são compostos por substâncias perigosas, muitas vezes impercetíveis a quem os lê nos rótulos.

Impactos ambientais

  • Embalagens

Muitas vezes a embalagem de um produto cosmético pode representar uma boa parte da despesa final, ainda que seja o conteúdo que tem mais valor para o utilizador.

A maioria dos cosméticos vende-se sobre-embalado, com muitas das suas embalagens a não puderem ser recicladas e a serem produzidas em materiais que podem contribuir para o aumento de substâncias químicas perigosas no ambiente, como é o caso do PVC, particularmente se possuírem ftalatos (que podem até passar para o produto). É recomendável preferir produtos em embalagens de vidro ou que, pelo menos, não sejam em PVC .

Policloreto de vinila- PVC

Todos os anos, são produzidas 120 mil milhões de unidades de embalagens de cosméticos e, principalmente, para serem usadas uma única vez.

Segundo o LCA Centre, um grupo holandês que estuda o impacto ambiental das embalagens, cerca de 70% das emissões de carbono atribuíveis ao setor poderiam ser eliminadas se as pessoas simplesmente usassem recipientes reutilizáveis.

Danos consideráveis são gerados pelas embalagens dos perfumes, na medida em que são utilizadas grandes quantidades de matérias-primas para constituir rótulos de papéis, plásticos e afins. Tudo isto leva à contaminação do solo e das águas subterrâneas.

Impactos ambientais- Soluções

A Body Shop anunciou recentemente que estava a comprar centenas de toneladas de plástico reciclado da Índia.

L’Oréal desenvolve as primeiras embalagens de cosméticos em cartão em parcerias com Albéa e PoBoCo para o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis. O primeiro tubo de cosmético à base de cartão será lançado no 2º semestre de 2020. Até 2025 todas as embalagens de plástico da L’Oréal serão recarregáveis, reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Impactos ambientais

  • Produtos cosméticos

Os esfoliantes de rosto e os restantes produtos com microesferas apresentam grandes quantidades de plástico, ao escoarem pelos ralos chegam até aos mares e são ingeridos pelos animais marinhos.

Impactos ambientais - Solução

Para evitar isso, algumas empresas de cosméticos começaram por substituir as microesferas de plástico por produtos naturais como areia, casca de nozes trituradas, farelo de arroz, argila, pérolas de cera e até cristais de quartzo.

Impactos na saúde

Uma nova investigação da Universidade George Mason, na Virgínia, EUA, alerta para o facto de os produtos químicos encontrados nos cosméticos poderem afetar a fertilidade das mulheres ou até mesmo provocar cancro da mama.

Foram descobertas ligações entre os químicos utilizados em cosméticos e produtos de higiene pessoal e mudanças na produção de hormonas sexuais: as mulheres que tinham presentes na urina substâncias como parabenos (conservante utilizado em cosméticos), benzofenonas (utilizados como filtros UV) e bisfenol A também apresentaram quantidades anormais de estrogénios e progesterona, as hormonas sexuais femininas.

Cetona

Álcool

Bisfenol A

Benzofenonas

Impactos para a saúde

  • Perfume

Um estudo divulgado pela ONG Defesa Ambiental revelou que várias marcas de perfume contêm pelo menos dez agentes químicos secretos potencialmente perigosos para a saúde.

A partir dos testes, verificou-se que 12 dos 17 perfumes testados continham ftalato de dietilo. Esta substância pode provocar o desenvolvimento anómalo dos órgãos genitais de bebés do sexo masculino e problemas no esperma dos homens adultos.

Ftalato de dietilo ou éster dietílico do ácido ftálico

Impactos para a saúde- Soluções

Uma forma de minimizar tanto os impactos dos perfumes no ambiente como na saúde é fazermos os nossos próprios perfumes.

Material: Fragrância de maçã

Chá

Glicerina

Pipeta

Algodão

Tubos de ensaio

Água

Espátula de madeira

Mas porquê os químicos nos cosméticos?

Não se trata de nos estarem a envenenar “propositadamente”. O que se passa é que, no início da indústria dos cosméticos, as substâncias químicas fizeram uma diferença muito significativa e impulsionaram o sector de uma forma exponencial.

Qual o grande problema?

  • Apesar de se ter começado a associar alguns riscos aos componentes usados em cada um destes produtos cosméticos, as fórmulas mantiveram-se praticamente as mesmas desde o início.

Estes ingredientes perigosos são, muitas vezes, responsáveis por aumentar a durabilidade, criar espuma, elasticidade, adicionar odores específicos ou dar cor a certos produtos cosméticos.

Curiosidades

  • Existe uma aplicação criada para nos abrir os olhos para todos estes produtos tóxicos que se chama Think Dirty (“Pense sujo”). Devemos utilizar a aplicação antes de comprar o produto. Apontando o telemóvel, a aplicação faz o scanner do código de barras e compara a informação pré-existente.

Curiosidades

  • Os produtos “Primer Water Watermelon” e “Primer Water Charcoal”, comercializados nas lojas Primark estão a ser retirados do mercado, pela marca, devido à presença de microrganismos, num teor superior ao permitido. A sua utilização pode causar infeção ou irritação pelo que o INFARMED determina a suspensão da comercialização e retirada do mercado de todas as unidades dos referidos produtos e alerta os consumidores para que não os utilizem.

Curiosidades

Conclusão

A química orgânica é imprescindível para os cosméticos. A química pode auxiliar na otimização de um novo cosmético ou prover meios de estabilização e conservação de formulações que sejam mais eficientes. Tais formulações devem ser estáveis, ou seja, os seus componentes não devem reagir entre si, pois ao contrário haveria degradação da formulação e é papel da química garantir que isso não ocorra.

Concluímos, então, que sem a química orgânica não haveria como fazer nenhum cosmético, a química é responsável pela ação de um produto em contacto com a pele.

Web-grafia

http://www.aquimicadascoisas.org/?episodio=a-qu%C3%ADmica-dos-cosm%C3%A9ticos

https://observador.pt/2019/09/16/infarmed-ordena-retirada-do-mercado-de-creme-regenerador-de-mamilos/

https://www.publico.pt/2018/11/06/impar/opiniao/cosmeticos-sustentaveis-sao-escolher-1850094

https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/infarmed-suspende-venda-de-produtos-cosmeticos-da-marca-primark

https://www.deco.proteste.pt/saude/doencas/dossies/alergias-como-tratar-e-prevenir/cosmeticos-que-causam-reacao

https://observador.pt/2018/06/25/o-plastico-e-a-cosmetica-pode-a-beleza-ser-eco-friendly/

https://news.cision.com/pt/l-oreal-portugal/r/l-oreal-desenvolve-as-primeiras-embalagens-de-cosmeticos-em-cartao,c637084727190000000

https://www.maxima.pt/beleza/detalhe/a-importancia-da-cosmetica-biologica-vegan-e-com-zero-desperdicio

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ha-um-lado-feio-no-setor-da-cosmetica-e-esta-a-matar-o-planeta

https://pt.slideshare.net/netosaimonsilva/qumica-nos-cosmticospptx2

http://luciliadiniz.com/beleza-toxica/

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi