Qual Interdisciplinaridade?
Bacon
“todas as espécies de ídolos e de seus aparatos, de tal modo que o acesso ao reino do homem, que repousa sobre as ciências possa parecer-se ao acesso ao reino dos céus, ao qual não se permite entrar senão sob a figura de criança” (BACON, 1983, p. 54, grifo do autor).
1) Foco no método
2) Metáfora da "árvore" - Carta-Prefácio aos Princípios da Filosofia
Descartes
"Assim, toda a Filosofia é como uma árvore cujas raízes são a Metafísica, o tronco é a Física e os galhos que saem desse tronco são todas as outras ciências, que reduzem a três principais: a Medicina, a Mecânica e a Moral, entendo como a mais elevada e mais perfeita Moral a que, pressupondo um inteiro conhecimento das outras ciências, é o último grau da sabedoria".
Especialização (disciplinarização)
++ divisão do trabalho;
++ saber aprofundado;
2
- - superespecialização precoce
- - isolamento e do esfacelamento dos saberes
Indo além
- Hegel
- Marx
- F. Capra
- Morin
- Deleuze e Guattari
- Boaventura de Sousa Santos
TRANSdisciplinaridade
Esquemas cognitivos “que podem atravessar as disciplinas, às vezes com tal virulência, que as deixam em transe” (MORIN, 2002, p. 115).
1 - como ordenação cientifica;
2 - como ordenação social;
3 - como saber ser.
INTERdisciplinaridade
Limites das perspetivas Não Dialéticas
Totalidade
- Não abordagem das forças produtivas, a origem da fragmentação do ser;
- Ênfase na individualidade;
- Atribuir ao conhecimento uma autonomia que ele de fato não tem;
- Ausência da Práxis;
- Totalidade - superando a fragmentação
TOTALIDADE - uma referência à conexão dialética de um processo particular com outros processos gerais, expressando, assim, a construção do mundo material na mente, enquanto síntese de múltiplas determinações, e cuja validade pode ser verificada na concretude.
Fim
Assim sendo, denotamos que o processo de ação e (re)construção educativa dos saberes, como parte da superstrutura social, são relacionados à estrutura material. Dessa forma, ao estudar um determinado assunto escolar, isto significa que tenhamos que abandonar as múltiplas determinações que o constituem, pois assim não perdemos o tecido da totalidade de que ele é parte indissociável.