Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
A Teoria Humanista
A psicologia humanista tem como principal característica considerar o ser humano como um todo. Baseia-se no fato de que há múltiplos fatores envolvidos na saúde mental. Todos eles estão interligados: as emoções, ao corpo, aos sentimentos, ao comportamento, aos pensamentos
Surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, defendida pelo Behaviorismo (conceito generalizado que engloba as mais paradoxas teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia), o seu determinismo, defendido pela Psicanálise (a ênfase dada no inconsciente, nas questões biológicas e eventos passados, nas neuroses, psicoses e na divisão do seu humano em compartimentos)
Foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou a Pirâmide de Maslow. Foi um psicólogo de referência na Psicologia Humanista.
Abraham Maslow
Foi um psicólogo norte-americano. Desenvolveu a Psicologia Humanista, também chamada de Terceira Força da Psicologia. Foi um dos principais responsáveis pelo acesso e reconhecimento dos psicólogos ao universo clínico, antes dominado pela psiquiatria médica e pela psicanálise.
Carl Rogers
A psicanálise freudiana observava a pessoa a partir de seus comportamentos problemáticos, já o behaviorismo visualizava as pessoas como seres passivos. A visão de Carl Rogers e o humanismo, no entanto, era completamente diferente, porque o ser humano era visto como um indivíduo ativo e dono de sua própria realização.
Para Rogers, uma pessoa que presta atenção ao processo de valorização orgânica é uma pessoa plenamente funcional ou auto-realizada.. Segundo ele, a personalidade das pessoas pode ser analisada de acordo com uma escala que se aproxima ou se distancia do comportamento de um indivíduo altamente funcional.
A pessoa é totalmente funcional, ou seja, mais saudável, quando tem uma série de características. São elas:
Experiência Existencial
Confiança Orgânica
Experiência de Liberdade
Criatividade
A teoria de Maslow acrescenta à teoria de Rogers o seu conceito de necessidades. A teoria deste gira em torno de dois aspectos fundamentais:
Em outras palavras, o que nos motiva é o que vamos aprendendo ao longo da vida. É aqui onde se forma a nossa personalidade. Na verdade, Maslow é considerado um dos grandes teóricos da motivação.
A teoria da personalidade de Maslow tem dois níveis: O biológico, que são as necessidades que todos temos e o outro mais pessoal, as necessidades que são o resultado dos nossos desejos e das experiências que vamos vivendo.
Maslow associa-se ao conceito de auto-realização, porque a sua teoria fala sobre as necessidades que precisamos de desenvolver para alcançar o nosso potencial máximo. De acordo com ele, as pessoas têm um desejo inato de auto-realização, para serem o que querem e terem a capacidade de perseguir seus objetivos de forma autónoma .
Uma abordagem individual de auto-realização corresponderá ao tipo de personalidade que se manifesta na vida diária das pessoas. Isso significa que, para Maslow, a personalidade está relacionada aos aspectos motivacionais, têm a ver com os objectivos e as situações que cada ser humano vive
Maslow acredita que satisfazer as necessidades de auto-realização está ao alcance de todos, no entanto, são poucos os que conseguem. As pessoas que procuram atender as suas necessidades de auto-realização são pessoas plenamente realizadas. Contudo, Maslow afirma que menos de 1% da população pertence a esta classe de indivíduos.
-Desfrutam de experiências inesperadas;
-Mostram um alto nível de aceitação de si mesmos;
-Têm um grande senso de humor;
-Percebem a realidade de forma mais clara e objectiva;
-São respeitosas e humildes;
-Pensam que as causas dos problemas são externos;
-Têm uma mente curiosa e criativa;
Kelly Santos Nº32/15
Francisca Lucena Nº36/16
Sofia Santos Nº37/16
Soraia Moreira Nº48/16