Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Capítulo11: Juventude, uma invenção da sociedade
Sociologia -Correção das atividades Professora: Naiama Porto
COLÉGIO ESTADUAL AUGUSTO MEYER.
As características atribuídas aos jovens em nossa sociedade não podem ser consideradas universais, porque não há homogeneidade entre eles.
Não se pode falar em juventude e sim em juventudes, pois esse conceito depende do contexto em que esses jovens se inserem, variando entre culturas e épocas diferentes.
Quando falamos em jovens, é preciso especificar de que joves estamos falando: por exemplo jovens do sexo feminino, de classe média baixa, que vivem na periferia de uma grande idade; jovens do sexo masculino que vivem na zona rural da China; jovens empresários do ramo de informática, do sexo masculino, pós-doutores, solteiros, vivedo em Nova Iorque; jovens negros que vivem em uma favela na capital da Nigéria e não frequentam a escola, etc.
Além disso, a ideia de juventude atual, muito definida em nossa sociedade, pode não fazer sentido nenhum em outras sociedades.
A juventude, como uma categoria sociológica, refere-se a uma condição social temporária determinada pela idade dos indivíduos.
Porém, os limites desse faixa etária mudam conforme o contexto social e se relacionam também a aspectos biológicos e emocionais.
A condição juvenil é, portanto,uma fase do desenvolvimento vital e envolve aspectos físicos, culturais e psicológicos que variam conforme o contexto que estamos inseridos.
Mannheim foi o precursor da sociologia da juventude.
Mostrou que a juventude tem significados diferentes, conforme o Estado ou a sociedade costumam usar e mobilizar a força latente da juventude
Ele observou que a ideia da juventude como necessariamente contestadora era equivocada, pois não há uma única forma de pensar e agir entre aqueles que estão em determinada faixa etária.
No entanto, reconhecia também que, por não estarem completamente adaptados ao status quo, os jovens teriam um potencial para revitalizar a ordem social.
(resposta pessoal)
O indivíduo constrói sua identidade passo-a-passo, ao se relacionar com a sua família, escola, seu lazer e com seu trabalho durante toda sua vida.
Por exemplo, quando os jovens se identificam com o movimento hip hop, passando a fazer parte da coletividade que o pratica: quando eles escolhem determinados comportamentos, estilos musicais ou formas de se vestir, etc.
Para correção das atividades foi usado como referência o Livro de Sociologia da escola.
Ficou com dúvidas?
naiama-porto@educar.rs.gov.br