Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Obra de Homero e Ruth Rocha
Odisseia
Nomes:Felipe,Dhara,Noel,Nickersson,Elisa
A Odisseia, assim como a Ilíada, é um poema elaborado ao longo de séculos de tradição oral, tendo tido sua forma fixada por escrito, provavelmente no fim do século VIII (século 8) a.C.
O poema relata o regresso de Odisseu, (ou Ulisses, como era chamado no mito romano), herói da Guerra de Troia e protagonista que dá nome à obra.
A Odisseia é uma das obras mais clássicas e antigas da literatura ocidental. Este épico, provavelmente produzido por Homero, talvez um aedo, artista que na época cantava poemas nos quais se narravam atos heroicos e grandiosos, acompanhado por um instrumento musical, foi possivelmente criado no final do século VIII a.C., em algum recanto da Jônia, onde atualmente está localizada a Turquia, naquela época povoada pelos gregos.
Obra pela escritora Ruth Rocha tem o mérito de trazer algumas explicações (há pequenas notas nas próprias páginas com alguns esclarecimentos e também uma pequena introdução mostrando o que foi a guerra de Troia) e também mostrar a ambiguidade dos personagens, incluindo os deuses. Neste mundo, deus sente inveja, herói é vingativo e o perdão pouco aparece. É uma deliciosa forma de iniciar as crianças e pré-adolescentes no universo da mitologia grega, especialmente se vier acompanhado de outras leituras sobre os fabulosos seres daquele passado distante
Aparece a Assembleia dos Deuses. Ulisses partira. Muitos eram os pretendentes da mão de sua esposa Penélope. Atena estimula Telêmaco para proteger sua mãe contra esse pretendentes. Entretanto os dias passavam e uma angústia, o desespero apodera-se de Telêmaco. Decide sair à procura de seu pai Ulisses, percorrendo Pilo e após a Lacedônia, porém sem êxito. Enquanto isso os pretendentes em sua casa lançam mão da emboscada.
.Os deuses se reúnem, em assembleia, novamente. Após atender solicitação de Atena, Zeus dá o encargo a Hermes que ordene a Calipso permitir que Ulisses parta, após sete anos de retenção. Uma jangada é construída por Ulisses. Nela se encontrava navegando quando é colhido por uma tempestade. É atirado na Ilha dos Feaces. Adormece. Quem o encontra e dele procura cuidar, acolhendo-o em seu palácio é Náusica, a filha do Rei Alcinoo. Ulisses dá prova de sua forte compleição atlética quando participa no jogo da projeção do disco que é promovido em honra de Náusica, saindo vitorioso da disputa. Sua volta à pátria estava prestes a concretizar-se.
É encontrado o relato de Ulisses sobre as suas aventuras. Sua partida de Troia, o país dos Cicones dos Ciclopes, e os seus seis companheiros devorados. Também é relatado o episódio de Polifemo. Na Ilha de Eolo os ventos se encontram presos nos odres, que após abertos por seus companheiros, desencadea-se uma violenta tempestade. Circe transforma-os em porcos. Só depois de muita persuasão é que Ulisses consegue convencê-lo para quebrar o encanto. Seus companheiros voltam á forma humana. Ulisses é seguido pelas sereias. Após outras peripécias consegue finalmente alcançar a Ilha de Calipso.
.Há o retorno de Ulisses à Ítaca. Disfarça-se de mendigo. É reconhecido pelo seu filho Telêmaco na casa de Eumeu. Chega ao palácio, é menosprezado e sofre os maiores escárnios e ultrajes dos que pretendiam a mão de Penélope. Não é reconhecido por sua esposa. Somente Euricleia sua ama, consegue reconhecê-lo por uma cicatriz, após banhar-lhe os pés. O grande banquete é preparado para disputar Penélope, porque prometera contrair matrimônio com aquele que fosse capaz de conseguir entesar o arco de Ulisses e após arremessar a flecha e atravessar doze machados. Tentaram, porém em vão, apesar da grande força que faziam. Só Ulisses o consegue. Causa pânico nos pretendentes quando abandona os andrajos, sendo reconhecido.
A Odisseia escrita por Homero possui muitas diferenças e semelhanças com a obra quase idêntica que Ruth Rocha adaptou.
A Odisseia de Homero compõe-se de 24 cantos e contém 12.000 versos hexametros (seis sílabas), e a ação se inicia dez anos depois da guerra de Tróia, em que Ulisses lutará ao lado dos gregos. A ordem da narrativa é inversa: tem inícia pelo desfecho, a assembleia dos deuses, em que Zeus decide a volta de Ulisses ao lar.
A obra de Ruth Rocha foi adaptada para uma maneira mais fácil de se entender e compreender, assim, ficando mais interessante para o público juvenil e os demais. A obra de Ruth foi adaptada para texto em prosa.