Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

COMÉRCIO MUNDIAL

Prof. Wesley Alanis

O que é COMÉRCIO?

O comércio pode ser definido como a troca, a compra e a venda de produtos, mercadorias ou valores, objetivando o suprimento de necessidades básicas e/ou a obtenção de lucro.

FEUDAL para o CAPITALISMO

No auge do sistema feudal, por volta do século VIII, a economia era praticamente autossustentáveis, ou seja, eram capazes de produzir tudo aquilo de que seus moradores necessitavam. Assim, os alimentos, os móveis, as ferramentas e o vestuário do dia a dia, por exemplo, eram feitos pelos moradores do feudo, que fabricavam o que consumiam, sem excedentes que pudessem ser vendidos.

Quando o assunto é comércio internacional, muito se fala da globalização clássica, das grandes navegações do século XV que foram responsáveis pela  descoberta de novos continentes. Posteriormente, passou-se a ter nos produtos chineses a visão do comércio internacional, principalmente de eletrônicos e vestuários com a frase "made in china".

Surge a necessidade de trocar alimentos e produtos excedentes que não iriam consumir por produtos que não produziam e necessitavam com outros grupos, surgindo assim o escambo.

MOEDA

Com o tempo essas trocas foram se difundindo e aumentando entre os povos. No período da Idade dos Metais objetos metálicos passaram a ser valorizados e usados nas trocas, e nesta época surgem o que hoje chamamos de moeda, claro que não com o peso e tamanho que conhecemos hoje.

OS FENÍCIOS

O início do comércio entre diferentes povos se dá com os fenícios que não possuíam um solo fértil e não conseguiam praticar a agricultura, e acabaram desenvolvendo técnicas para a construção de navios, que iam até outros povos para comercializar tecidos e cedro, madeira típica de sua região.

A partir do século XI o comércio na Europa cresceu, e as feiras medievais reuniam mercadores de várias partes do mundo, a moeda passou a ser o meio mais usado para adquirir um produto nessas feiras. Como vinham comerciantes de diversas partes do mundo, as moedas eram diferentes, surgindo os cambistas, que as trocavam. Eles colocavam as moedas em cima de um banquinho de madeira para examina-las, ficando conhecidos como banqueiros, e logo estes começaram a fazer empréstimos à juros e a guardar dinheiro.

Com o crescimento da população, as pessoas passaram a deixar os feudos e migram para as cidades, conhecidas como burgos. Ali haviam pequenos mercados, onde os comerciantes expunham e trocavam mercadorias. Com o tempo estes enriqueceram, surgindo assim a burguesia que mais tarde no século XVIII financiou a Revolução Industrial.

Desde o início das atividades comerciais a dificuldade de produção ou a raridade desta seriam fatores essenciais para que o preço da mercadoria fosse determinado. Com o desenvolvimento do comércio percebemos que não somente o custo era considerado, e o transporte, impostos, salários e outros gastos passaram a serem incorporados, aumentando assim a complexidade da atividade comercial entre os envolvidos, e, no mundo atual percebemos que a compreensão das atividades comerciais engloba um universo cada vez maior de fatores e variantes.

ORGANISMOS INTERNACIONAIS

1947, o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), um conjunto de normas e concessões para combater práticas protecionistas e regular as relações comerciais internacionais.

OMC

Organização Mundial do Comércio

Criada em 1995, a OMC é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial.

Fluxo de Mercadoria

O fluxo de mercadorias envolve toda movimentação de materiais que fazem parte da estratégia de logística da empresa. Como você viu logo acima, essa tática vai desde a compra de matéria-prima até a entrega do item finalizado.

DIT

Divisão Internacional do Trabalho

No mercado mundial, os produtos agropecuários são denominados de commodities (do inglês commodity, que significa “mercadoria”).

Comércio Global

Nos dias atuais o comércio tomou outras proporções, sendo ele unilateral, bilateral, multilateral, interno, externo, e, agora o universo digital que vem redesenhando a relação de compra e venda entre as partes.

HISTÓRICO DA BALANÇA COMERCIAL BRASILERIA

Exportações Brasileiras

https://www.fazcomex.com.br/exportacao/exportacoes-no-brasil/

Destino dos nossos produtos

Importações

Outros tipos de comércio

Turismo de Aventura

É voltado para os aventureiros que buscam atividades desafiadoras e emocionantes, como escalada, rafting, paraquedismo, mergulho e safari. Geralmente ocorre em locais com características naturais propícias para essas práticas.

A sua proposta é unir lazer, conservação e sustentabilidade. Conheça algumas atividades ecoturísticas: Snorkeling, Tirolesa, Trekking, Observação de aves, Arvorismo, Rafting, Escalada, Balonismo, Rapel, Cicloturismo...

Turismo Rural

É importante esclarecer que as atividades consideradas como turismo rural podem também fazer parte de outras segmentações do setor, como o turismo gastronômico, enoturismo, ecoturismo, turismo de aventura, etc.

O turismo desempenha um papel importante na economia global, no intercâmbio cultural e na preservação do patrimônio histórico e natural. Ele oferece aos viajantes a oportunidade de explorar diferentes culturas, vivenciar novas experiências e apreciar a beleza do mundo ao nosso redor.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi