Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Prof. Cecília Castro
É a capacidade de um organismo utilizar um conjunto de mecanismos para garantir que a sua temperatura corporal seja mantida na faixa apropriada à espécie, de forma a mantê-la dentro de valores compatíveis com a vida quando a temperatura do meio externo varia.
Calor é a energia existente em um corpo em virtude do grau de agitação em suas moléculas.
Temperatura não é energia. Temperatura é a grandeza que mede a quantidade de calor (ºC).
A energia não pode ser criada nem destruída, apenas passar de uma forma para outra.
A energia térmica pode ser transferida de um corpo para outro quando entre eles existe diferença de temperatura.
Essa transferência acontece para que se alcance o equilíbrio térmico.
O que determina cada estado físico das substâncias é o grau de aproximação das partículas formadoras do corpo que está com a temperatura.
O calor é uma energia térmica que se propaga de um corpo com maior temperatura para um de menor temperatura essa propagação ocorre de acordo com os principais mecanismos físicos de transferência de calor, que são a radiação, a condução, a convecção e a evaporação.
Ao subir a água quente, desloca a água fria da região superior para baixo. A água fria desce e aquece e o ciclo se repete.
Quando a água se evapora da superfície corporal verifica-se uma perda de 0,58 Calorias por grama de água. Este fenômeno ocorre na pele e nos pulmões, mesmo quando a pessoa não está suando, e é responsável por uma perda média de 12 a 16 calorias por hora
O ser humano é um ser homeotérmico, isto é, possui a capacidade de manter a temperatura corporal dentro de um certo intervalo pré-determinado apesar das variações térmicas do meio ambiente (homeostasia térmica).
Temperatura de equilíbrio: 37 ºC
Limites normais: 36.1 ºC a 37.2 ºC
Para ajudar a manter a temperatura constante, algumas partes do corpo são fundamentais, pois atuam como materiais isolantes. Os principais sistemas isolantes do corpo são:
Para que haja um controle efetivo da temperatura corporal é necessário haver um equilíbrio dinâmico entre a quantidade de calor produzida e a quantidade perdida. E isto se faz através de diversos mecanismos.
Produção de calor
Nas situações em que a temperatura do corpo estiver excessivamente baixa, o organismo atuará com mecanismos produtores de calor:
Produção de calor
Perda de calor
Em situações onde a temperatura do corpo está excessivamente quente, o organismo atua para perder calor através da:
O hipotálamo envia sinais de forma a que os vasos sanguíneos da pele são muito dilatados o que pode aumentar até 8 vezes, a transferência de calor para a pele.
As glândulas sudoríparas(glândulas exócrinas), liberam suor para a superfície da pele e este ao evaporar reduz a temperatura corporal.
Controle Metabólico
Controle Vasomotor e Sudorese
Subida de temperatura: O hipotálamo recebe a mensagem dos receptores e gera as respostas:
Descida de temperatura: O hipotálamo recebe a mensagem dos receptores e gera as respostas:
O corpo humano tem dois tipos de tecido adiposo, o branco que é a gordura propriamente dita e o castanho que é a gordura utilizada para o mecanismo da termorregulação.
O tecido adiposo castanho é diferente das células adiposas brancas. Contém muitas mitocôndrias, estações geradoras de energia em miniatura, que, entre outras coisas podem oxidar gordura, de forma que a energia seja convertida em calor.
Em uma situação normal, os sensores térmicos observam variações da temperatura do corpo central e cutânea, transmitindo ao centro integrado.
Alguma ruptura nesse equilíbrio fisiológico, ou danos estruturais a qualquer um desses níveis podem levar à perda da capacidade de regulação térmica, como ocorre na febre, hipertermia e hipotermia.
Procedimento termoterápico com Manta térmica
É técnica termoterápica que utiliza calor superficial os que limitam à região cutânea, alcançando a profundidade de 1 a 3 cm tendo como resposta aquecimento local e deve atingir 40 à 45 ºC, na superfície da pele, para produzir efeitos terapêuticos (Lehman e Cols., 1974).
•Vasodilatação;
•Aumento do fluxo sangüíneo;
•Aumento do metabolismo;
•Aumento da viscosidade dos tecidos;
•Diminuição da atividade do fuso muscular;
•Aumento da temperatura corpórea;
•Aumento da permeabilidade celular;
•Aumento da atividade das glândulas sudoríparas;
•Aumento do consumo de oxigênio;
•Aumento da atividade enzimática;
A cliente deve ficar de 15 a 50 minutos na manta e com isso, o aumento da temperatura é apenas local. Antes de utilizar a manta, a pele é esfoliada e depois é aplicada argila, de acordo com o tratamento desejado. Após esse processo, a pessoa descansa com a manta por uma hora. Depois desse tempo, ela é retirada de seu corpo, sua pele é enxugada e hidratada.
O calor não faz derreter gordura, calor faz a pessoa desidratar, perder líquido e pode acelerar o metabolismo. Pode ser realizado até 3 vezes na semana, sendo indolor e extremamente relaxante.
Feridas abertas;
Psoríase (doença inflamatória da pele);
Gravidez.
1- O que é termorregulação humana?
2- Quais são os principais mecanismos físicos de transferência de calor?
3- Quais são os principais sistemas isolantes do corpo?
4- Qual a função do hipotálamo na termorregulação do organismo no controle metabólico?
5- Qual o papel do hipotálamo quando ocorre descida de temperatura?
6- Quais os principais mecanismos na perda de calor?
7- Cite 5 mecanismos de ação da Manta Térmica.
8- Cite 3 indicações e 3 contraindicações da Manta térmica