Corresponde a um líquido transparente, com cheiro forte e sem cor, cuja característica principal é a capacidade de ser queimado, ou seja, é um líquido inflamável.
O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho.
Molécula de Álcool etílico:
Os átomos representados pela cor vermelha e branca são Oxigênio e Hidrogênio respectivamente (grupo OH). O nome popular para o composto é Etanol, este se tornou o principal biocombustível de nosso país, a explicação vem do fato de que é uma fonte de energia renovável.
Fórmula: C2H5OH
Densidade: 789 kg/m³
Ponto de ebulição: 78,37 °C
Massa molar: 46,07 g/mol
Ponto de fusão: -114,1 °C
Tipos:
O etanol pode ser produzido em duas qualidades:
Etanol Anidro
Etanol Hidratado
Vantagens Desvantagens
Vantagens:
Desvantagens:
Queimadas afetam o ambiente;
Exige uso de fertilizantes na produção como fertilizantes e pesticidas;
Emprega mão-de-obra pouco qualificada;
Geração de subprodutos, como o vinhoto;
Emite até 25% menos poluentes em relação à gasolina;
Ao crescer, a cana reabsorve grande parte do CO² emitido na queima do Àlcool;
Emprega mais pessoas;
Reduz o consumo do petróleo em 200 mil baris/dia
Fonte renovável;
Desequilíbrio do ciclo do carbono:
Produção:
1. O caule da cana é triturado nas moendas das usinas e origina o caldo que serve de matéria-prima para a produção do etanol.
2. O bagaço que sobra da moagem é queimado e produz a eletricidade utilizada pela usina.
3. Após ser filtrado, o caldo é fermentado com uma solução composta de leite de levedura, água e ácido sulfúrico.
4. Da fermentação ele é centrifugado e bombeado para colunas de destilação, onde é aquecido até 90ºC e transformado em álcool etílico.
A cana-de-açúcar não é a única matéria prima existente para a produção de álcool combustível, em outros países, ele é extraído do milho, da beterraba e até da madeira.
Produtores:
Curiosidades:
Apesar de ser a melhor matéria-prima do etanol, a cana-de-açúcar produz muito menos etanol que o milho por peso. Uma tonelada da planta produz entre 85 e 90 litros de álcool, enquanto a tonelada do milho rende mais de 400 litros. A vantagem da cana deve-se ao custo e à facilidade em quebrar suas moléculas de açúcar. Em média, a fermentação do açúcar da cana leva de 10 a 12 horas, enquanto o milho demora de 38 a 45 horas. Outra vantagem é que um hectare de plantação de cana-de-açúcar produz em média 80 toneladas do produto, enquanto a mesma área de plantação de milho produz apenas de 15 a 20 toneladas.
O etanol é combustível veicular de mais de 40 países, que o utilizam principalmente misturando o líquido à gasolina. A maior proporção do combustível no exterior ocorre na Suécia, que usa 95% de etanol (E95) nos tanques de alguns ônibus do transporte público. O Brasil até hoje é o único país que utiliza etanol hidratado puro (E100) como combustível.
Mesmo o Brasil sendo o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, o produto ocupa apenas 1,5% das terras agricultáveis do país.
O Brasil utiliza o etanol combustível desde 1938, quando um decreto-lei obrigou a mistura do álcool à gasolina. O primeiro carro 100% a álcool surgiu em 1979.