Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Here's a place for the first part of your presentation. And to the right, there are subsections for more specific detail.
Na segunda metade do século XX, diversas ditaduras foram estabelecidas nos países latino-americanos. Tal situação se deu com a junção de fatores externos e internos.
nternacionalmente, o mundo vivia os efeitos da Guerra Fria e os Estados Unidos sentiam a necessidade cada vez maior de garantir a manutenção do capitalis-mo no continente americano. A eclosão da Revolução Cubana (que estudaremos a seguir), em 1959, com o eventual alinhamento dos cubanos ao governo soviético, foi outro fator que levou os Estados Unidos a apoiar ditaduras que garantissem a manutenção da ordem capitalista na América. Em geral, os governos ditatoriais eram contrários ao socialismo.
Embora guardassem suas particularidades, podemos afirmar que, de forma geral, essas ditaduras foram marcadas por algumas características comuns.
Entre elas, o cerceamento dos direitos políticos e individuais, a ampla utilização da força pelo Estado contra a sociedade e o fortalecimento do Poder Executivo.
Here's a place for the second part of your presentation. And to the right, there are subsections for more specific detail.
Desde o final do governo de Perón, em 1955, a Argentina passava por uma séria crise econômica e política. Por diversas vezes, os militares intervieram na política do país, sob o pretexto de derrubar governos incapazes .
Nesse contexto, Perón foi reeleito para a presidência, assumindo o cargo em 1973. Seu falecimento no ano seguinte levou sua segunda esposa e vice--presidente, Isabel Perón, a assumir o cargo. É nesse contexto que há a Intervenção Militar na Argentina.
Em 1976, por um golpe militar que implantou no país uma ditadura, sob o comando do chefe do exército, Jorge Rafael Videla. Uma das primeiras medidas de Videla foi decretar estado de sítio, suspendendo, de maneira provisória, todos os direitos civis.
Na prática, isso permitia a ele agir livremente na repressão aos inimigos do regime, em especial socialistas e peronistas. Jorge Rafael Videla governou a Argentina até 1981, quando foi afastado do cargo. A presidência foi assumida pelo general Roberto Eduardo Viola.
O destaque ficou para a repressão e a “restituição da ordem”: cerca de 30 mil pessoas morreram, sendo esta uma das ditaduras mais violentas da América Latina (tal qual a chilena).
Os métodos de repressão eram extremamente cruéis e envolviam prisão arbitrária de suspeitos,
desaparecimento de pessoas, interrogatório marcado por torturas físicas e psicológicas, em geral seguidas de assassinato.
A esquerda foi desarticulada de modo gradativo no país. Tudo isso, porém, era feito de maneira “discreta” e sem alardes. Dessa forma, aparentava-se normalidade – o que permitiu, por exemplo, a realização da Copa do Mundo no país, em 1978.
Durante o Governo de Viola o ponto chave foi a Guerra contra a Inglaterra pelas Ilhas Malvinas.
Os argentinos perderam o conflito e o apoio dos Estados Unidos, o que acirrou a opinião pública contra a manutenção do regime militar. Essa situação enfraqueceu a ditadura, e eleições democráticas para eleger o próximo presidente foram convocadas.
Here's a place for the third part of your presentation. And to the right, there are subsections for more specific detail.
O ataque à sede do governo e a morte de Allende garantiam abertura para a instalação de um governo militar de direita, comandado pelo general Augusto Pinochet. Tal governo foi marcado pela perseguição aos ini-migos políticos e pela suspensão dos direitos civis. Entre sequestrados, torturados, presos e assassinados, foram mais de 40 mil vítimas.
Foi uma das mais violentas ditaduras da América Latina.
No Chile, a eleição de Salvador Allende para o cargo de presidente da República, em 1970, marcou a vitória democrática do projeto socialista no país.
Ao assumir o governo, algumas das principais medidas tomadas por Allende foram o aumento dos salários, a aceleração da reforma agrária e a nacionalização de setores de base da economia, como a mineração.
A postura esquerdista do presidente chileno atraiu a antipatia do governo estadunidense, que, no contexto da Guerra Fria, apoiou a direita, que defendia o fim do governo socialista no Chile. Além disso, alguns grupos de esquerda foram gradativamente retirando o apoio ao governo de Allende.
A pressão contrária a Allende tornou-se muito forte, o que levou, em 1973, ao fim de seu governo
O governo de Pinochet estendeu-se até 1988, quando mudanças no cenário mundial, assinaladas pelo final da Guerra Fria, obrigaram-no a realizar um plebiscito sobre sua permanência no poder. Esta foi repudiada pelos chilenos.
Após o final de seu governo, Pinochet foi processado por inúmeros crimes contra os direitos civis, além de ser acusado de enriquecimento ilícito durante o período em que foi presidente. Para livrar-se dos julgamentos e das punições, o ex-ditador alegou sofrer de problemas de saúde, conseguindo, dessa forma, evitar a prisão até a sua morte, que ocorreu em 2006.
Here's a place for the fourth part of your presentation. And to the right, there are subsections for more specific detail.