Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
A empresa iniciou suas atividades em 1997
e desde sempre teve em seu DNA e sua cultura, segundo Caito Maia fundador da empresa,uma relação com música e arte que é muito forte.
Os pilares da marca Chilli Beans, em ordem de prioridade, inclusive, são música, moda e arte. A partir daí, Caio conseguiu criar uma empresa que exala esses atributos e valores. Suas lojas são vivas, com muitas cores, música, atendentes de perfil descolado, prega e vive a diversidade, tem coleções sendo lançadas o tempo todo. Forte presença online e alta popularidade Offline. Trabalha no sistema de franquias.
Todos os óculos possuem uma história, que é contada pelos vendedores na hora da compra. Para Maia, essa foi a forma da marca não virar uma simples comodity. E, para manter os vendedores atualizados com as histórias de cada peça, os designers realizam uma conversa semanal chamada de “Drop de pimenta”.
Toda semana, a marca lança novas coleções de produtos como óculos e relógios. O diferencial é que ela sempre traz um toque a mais: a parceria com a cantora Rita Lee, por exemplo, traz a assinatura da cantora acompanhada com um disco voador que ela mesma desenhou. Quando os fãs da cantora ouvem a história do produto, ele passa a ter ainda mais valor e é comprado na hora.
O mesmo aconteceu com a campanha dos Beatles, por exemplo. A Chilli Beans usou as madeiras do mesmo tipo que as que eram utilizadas nos instrumentos da banda, e trouxe um toque pessoal aos produtos. A coleção com o DJ Alok trazia uma a haste do óculos igual o fone de ouvido do DJ. É o toque pessoal que fazia a diferença na hora da compra do produto e que criou a identidade da marca.
A Chilli Beans anunciou o lançamento de uma nova coleção limitada assinada pelo Alok. Batizada de Tech in Style, a parceria traz 26 armações com detalhes futurísticos e que remetem ao mundo dos games, incluindo o óculos mais esperado, que possui um pendrive destacável na haste.
Para a campanha, a marca e o DJ mergulharam em um universo onde a natureza e a tecnologia caminham juntos para a construção de um futuro melhor. Os óculos da coleção – 20 modelos solares e 6 de grau – têm formatos inovadores, materiais nobres e lentes polarizadas em diversas tonalidades.
As armações trazem shapes futurísticos, incluindo hastes que simulam cabos de força de hardwares, detalhes que remetem a conectores de USB, impressões que imitam bug típico de tela LCD, polígonos bidimensionais e renders orgânicos. O destaque da collab, que vem com um pen drive em uma de suas hastes, representa a imersão também no universo de Alok, já que o dispositivo é clássico da rotina do DJ e, agora traduzido em óculos, também passa a ser seu acessório preferido.
Antes da Chilli Beans, as principais marcas de óculos eram voltadas ao público de alto poder aquisitivo. Quem não estava nessa faixa consumia produtos falsificados. A marca definiu seu público alvo nos consumidores de renda média e uniu o conceito de moda aos óculos, lançando coleções com conceitos definidos.
Isso permitiu à empresa superar, no Brasil, a RayBan (então marca líder) em faturamento há três anos. “Somos o único país no mundo a ter conseguido. É claro que temos que vender mais óculos, mas faz parte”, comemora Zaccaroni. Há percalços no caminho. Em São Paulo, o executivo conta que a marca é vista como “nichada”, ou seja, muito segmentada. Essa lição assimilada contribuiu para que a empresa preparasse um reposicionamento de marca para que ela seja mais aberta a outros públicos.
Em outra interação com os clientes, a Chilli Beans decidiu atuar em um novo ramo: o de óculos
de grau. Observando que muitas mães compravam óculos de sol para os filhos nas lojas e alguns
idosos eram trazidos às lojas pelos netos, a empresa percebeu que há públicos não atendidos
que se relacionam com a marca de alguma forma.
Foi assim que a marca decidiu abrir a Ótica Chilli Beans para comercializar óculos de grau. Outra
justificativa é que há uma tendência crescente de uso dos acessórios por crianças, provocado
pelo uso excessivo de dispositivos móveis nessa faixa de idade.
Apesar de fazer parte de um segmento muito ligado à experiência física, a Chilli Beans tem melhorado cada vez mais seu desempenho no ambiente digital. Reinventar-se de maneira produtiva e eficiente é uma das prioridades das empresas no cenário de transformação digital durante o período da pandemia.
A Chilli Beans tem investido na digitalização e elaborado estratégias de engajamento com o público digital. “Um dos maiores acertos que tivemos foi exercitar o cliente para que ele tenha dois pilares no ponto de venda em que comprou”, diz, se referindo às estratégias dos canais de venda online e offline.
A Chilli Beans permite que cada um dos franquiados crie e administrem as suas próprias páginas nas redes sociais, são mais de 800 oficiais somente no Instagram. Com isso, passamos a criar uma loja virtual completa na rede social para que cada franquia pudesse vender online diretamente do seu estoque, com fotos profissionais e patrocínio nas publicações. Além disso,
cada um desses perfis está conectado ao e-commerce da marca, que vai redirecionar os pedidos recebidos na central para a loja mais próxima do cliente, agilizando o processo de entrega.
A Chilli Beans é a maior rede brasileira de óculos escuros e acessórios da atualidade, conseguindo concorrer à altura com a Ray Ban que é uma marca global. Ter essa relevância é para poucas marcas, com tantas parcerias como o Alok que é uma celebridade global entre outros, o CEO Carlito Maia é uma pessoa que está a frente do seu tempo.
Além do mais, sua proposta de inovação a partir da identidade e jovialidade, tanto de seus produtos quanto da experiência oferecida em seus pontos de vendas, conferem à marca um Branding poderoso e eficiente. Consagrando-a como uma das maiores empresas dentro do seu setor de negócios.
FREITAS, T. A receita de sucesso da Chilli Beans: produtos customizados e franquias. Starse, 2017. Disponível em: https://www.startse.com/noticia/startups/sucesso-chilli-beans-produtos-customizados-franquias-retailtech/. Acesso em: 12/10/2022.
AMCHAM. Dados, erros e mudanças: Conheça o tripé digital do Marketing da Chilli Beans, Azul e DogHero. AMCHAM, 2019. Disponível em: https://www.amcham.com.br/noticias/gestao/dados-erros-e-mudancas-conheca-o-tripe-digital-do-marketing-da-chilli-beans-azul-e-doghero. Acesso em: 12/10/2022.
FARIAS, R. Uma conversa sobre o desempenho da Chilli Beans no ambiente digital. Consumidor Moderno, 2020. Disponível em: https://www.consumidormoderno.com.br/2020/10/10/uma-conversa-sobre-o-desempenho-da-chilli-beans-no-ambiente-digital/. Acesso em: 12/10/2022.
QI TREINAMENTO E CONSULTORIA. Análise do Especialista – Chilli Beans – O varejo moderno em estado da arte. QI treinamento e consultoria, 2022. Disponível em: https://qiconsultoria.net/analise-do-especialista-chilli-beans-o-varejo-moderno-em-estado-de-arte/?doing_wp_cron=1663776510.0827190876007080078125. Acesso em: 12/10/2022.