Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Futevôlei

Entenda o esporte que vem dominando as praias e os verões pelo país.

Guilherme Bombessi

Rafael Ravagnani Camily Kawati

Luigi Luzzi Matheus Ferreira Thais Zanco Maria Eduarda Brito

Ana Letícia Schiabel

Gabriella Leal Gabriel Morelli

História do esporte

O introdutor do Futevôlei na praia foi o ex-jogador Octávio de Moraes, o "Tatá", em 1965 no Rio de Janeiro. Inserido em um contexto de ditadura militar, o qual era proibido o futebol, Octávio resolve jogar em uma quadra de vôlei com rede e campo delimitado, o que era permitido. Juntamente com Tatá, os pioneiros do Futevôlei foram: Ralph, Luiz Fernando, Airton, Adilton Brandão, Carlson Gracie, Zé e Chico Brandão, Betão e Ricardinho Bedram. Foram surgindo então junto com eles as regras do novo esporte. No princípio jogavam 5 de cada lado. Depois apareceram as "duplas" e até mesmo as "umplas", ou seja, apenas um jogador de cada lado.

Em 1968, Sergio "Cachorrão", Sergio "Motorzinho", Paulinho "Juca Chaves", Almir "Pernambuquinho" e "Fernando Dentista", participaram de uma partida de Futevôlei na Bolivar, levando-o para a rua Constante Ramos.

O esporte foi ganhando seu espaço muito lentamente, a partir de 1980 o Futevôlei teve um desenvolvimento extraordinário, despertando o interesse de patrocinadores e da imprensa. Em 1984 a Televisão descobre o Futevôlei em Ipanema e promove desafios e disputas interestaduais com prêmios aos vencedores.

Criadores do esporte

Imagens históricas

Da esquerda para a direita: Sérgio (Cachorrão),

Almir Pernabuquinho, "Japona" e Sérgio Motorzinho

Foto do prospecto do primeiro campeonato de Futevôlei.

Regras do jogo

t

Regras do jogo

O Futevôlei é um esporte praticado por duas equipes de dois jogadores cada (podendo ser praticado também em quadras), é disputado num campo de areia dividido por uma rede. A bola pode ser jogada com qualquer parte do corpo, exceto a mão, o braço e o antebraço.

O jogo tem por objetivos enviar a bola por cima da rede fazendo-a bater no solo do campo adversário e evitar que a mesma toque no solo do próprio campo.

O início de cada jogada é caracterizado pela colocação da bola em jogo pelo jogador que faz o serviço. Este executa-o pontapeando a bola com um dos pés, sobre a rede, em direção ao campo contrário. Cada equipa dispõe de 3 toques para devolver a bola, não sendo permitido ao mesmo jogador dar dois toques consecutivos.

Pontuação

Pontuação

Existem algumas formas de disputar uma partida sendo as mais utilizadas as seguintes:

À maior de 3 Set: A equipe vence a partida quando ganha 2 sets. Cada Set é disputado até aos 15 pontos (pontos diretos), tendo o vencedor de conseguir dois pontos de diferença sobre o adversário. Isto implica que se o resultado estiver em 14-14 terão de ser disputados mais pontos até que uma das equipas consiga essa vantagem. A equipe vence a partida quando ganha 1 Set de 21 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos. A equipe vence a partida quando ganha um Set de 15 pontos com diferença mínima de 2 pontos. Cabe à organização de determinada prova adotar o melhor modelo de pontuação ou conjunção de modelos, consoante as necessidades organizacionais.

Quadra

Quadra

Dimensões do campo

O campo de jogo é retangular, medindo 18m x 9m e é circundada por uma zona livre de no mínimo 3m de largura, com um espaço livre de qualquer tipo de obstáculo até uma altura mínima de 8m do solo.

Nota: A organização de determinada prova, tendo em consideração âmbito da competição, poderá adoptar a dimensão de 16m x 8m, mantendo-se as restantes medidas.

Superfície de jogo

O piso deve ser de areia, nivelado, o mais plano e uniforme possível, livre de pedras, conchas e qualquer outro objecto que possa representar risco de cortes ou ferimentos nos jogadores.

Quadra

Linhas de campo

Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam o campo de jogo, ambas estão situadas dentro do campo de jogo. Todas as linhas (fitas) têm de ter entre 5cm a 8cm de largura.

As linhas devem ser de cores bem contrastantes com a cor da areia. As linhas do campo devem ser marcadas com fitas.

Zona de serviço

A zona de serviço é a área situada atrás da linha de fundo, entre o prolongamento das linhas laterais, estendendo-se até o final da zona livre.

Quadra

Rede

A rede mede 9,5m de comprimento por 1m de largura, com uma variação máxima de 3cm quando esticada e colocada verticalmente sobre o eixo central do campo. O bordo superior e inferior são delimitados por faixas horizontais de 5cm a 8cm de largura, feitas de lona dupla, costuradas ao longo de todo o comprimento da rede.

Bandas laterais

Duas bandas laterais de 5cm a 8cm de largura e 1m de comprimento são fixadas na rede, em sentido vertical, sobre cada linha lateral. São consideradas partes integrantes da rede.

Quadra

Varetas

As varetas são hastes flexíveis com 1,8m de altura e 1cm de diâmetro. São feitas de fibra de vidro ou material similar. As duas varetas são fixadas na parte exterior de cada banda lateral e paralelamente às mesmas. As varetas são consideradas parte da rede e delimitam lateralmente o espaço de jogo sobre a mesma.

Altura da rede

A altura da rede para competições oficiais internacionais masculinas é de 2,20m e 2m nas competições femininas. Na variante de 4 por 4, a altura é de 2m.

Fora do país

Na década de 1990, o futevôlei expandiu-se pelo mundo. Esta expansão fez com que o esporte fosse praticado em países como a Argentina, Uruguai, Tailândia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha, Áustria, entre outros. Já existem federações que tutelam o esporte nestes países. Recentemente verificou-se a união de diversas federações, constituindo a Federação Europeia e Mundial de Futevôlei, projetando à modalidade para patamares elevadíssimos. As competições de futevôlei são cada vez mais espectaculares e atrativas, promovendo eventos de soberba qualidade e enorme impacto económico e turístico nas regiões que os fomentam.

O Brasil nos campeonatos

O Brasil

nos campeonatos

A primeira etapa do Campeonato Mundial de Futevôlei de 2010 ocorreu em Salvador nos dias 6 e 7 de março, o qual sucedeu a 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Futevôlei Masculino também na capital baiana. A final foi feita entre a dupla paraguaia Victor e Belo e a brasileira Tatá e Pião, que venceram por dois sets a um na praia de Jaguaribe.

O Campeonato Mundial de Futevôlei 4x4 de 2011 foi realizado na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Teve seu início no dia 31 de março de 2011. A equipe paraguaia derrotou os anfitriões, com grande superioridade no campo, por 2 sets a 0. O paraguaio Jesús Penayo foi considerado o melhor jogador do torneio, que também contou com a participação das equipes da Argentina, Itália, Portugal, França e Espanha. O Brasil disputou o torneio com duas equipes.

O Brasileiro de Futevôlei, em 2013, foi disputado por 16 equipes. A final foi conquistada pelo Esporte Clube Bahia, numa vitória de 21 a 15 contra o Náutico, na cidade goiana de Caldas Novas. A partida final teve transmissão nacional ao vivo pelo canal fechado Sportv 2. A equipe campeã era formada pelos jogadores Leandro, Marcelinho, Guga e Café e assegurou vaga para disputar o Mundial de Futevôlei 4 por 4 em março de 2013 no Rio de Janeiro

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi