Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Derivações do dilema do bonde desgovernado
Seu irmão
Pessoas comuns
Você é uma médica em um pronto-socorro. Chegam seis pacientes. Eles sofreram um terrível acidente de bonde. Cinco estão levemente feridos e um gravemente ferido. Se passar o dia todo cuidando do gravemente ferido, o que seria necessário para salvá-lo, os outros cinco morrem. Se cuidar dos cinco, o gravemente ferido morre. Quantos salvaria?
Você é um médico e tem cinco pacientes precisando urgentemente de transplantes para viver. Um precisa de um coração, outro um rim, outro um fígado, outro um pulmão, outro um pâncreas. Você não tem nenhum doador disponível. E logo eles vão morrer. Você se lembra que no consultório ao lado veio uma pessoa saudável fazer um simples check-up e ele está cochilando. Você poderia aproveitar a situação, aplicar um anestésico, retirar os órgãos e salvar os cinco pacientes, mas obviamente teria uma morte. Quantos fariam isso?
Raciocínio moral consequencial - uma vida para salvar cinco. Situa a moralidade nas consequências de um ato no resultado no mundo que resultará da ação praticada.
Raciocínio moral categórico - Não empurrar o homem gordo ou não arrancar os órgãos. Matar uma pessoa é categoricamente errado. Situa a moralidade em certos requisitos morais absolutos de certos deveres e direitos categóricos independentemente das consequências.