Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Três motivos para ler "MAUS"

1

Não é só mais uma história em quadrinhos

Se você pensa que Maus  —  rato, em alemão —  é uma obra "fofinha" por ser cheia de desenhos, por ser uma história em quadrinhos, está enganado! No livro escrito/ilustrado por Art Spiegelman os personagens, seres antropomorfizados, ou seja, retratados como animais, retratam a vida dos judeus durante o nazismo.

"É uma obra forte, construída a partir do relato real de Vladek Spiegelman, pai do autor, que viveu os difíceis anos de invasão alemã à Polônia e, assim como a maioria dos judeus dos países ocupados pelo nazismo, sofreu nos campos de concentração. O detalhe em retratar os personagens como animais apenas torna a obra mais emocionante do que já é."

HistóriaZine

A tendência do antropomorfismo não é algo comum apenas ao estilo de Art Spiegelman, podemos perceber em diversas obras literárias e cinematográficas como ações e sentimentos humanos são relacionados a bichos.

"O antropomorfismo é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a animais, deuses, elementos da natureza e constituintes da realidade em geral. Nesse sentido, toda a mitologia grega, por exemplo, é antropomórfica."

wikipedia

O fio condutor da história é a relação pai-e-filho. Aos poucos Vladek vai contando para o filho tudo que ele conseguia lembrar da época em que viveu fugindo dos nazistas, até ser capturado e levado para Auschwitz.

Na realidade, Art e seu pai não eram muito próximos. Mas assim como outros filhos de judeus que passaram sua vida ouvindo as mais horrendas histórias sobre os campos de concentração e em determinado momento passaram a buscar suas raízes, ele resolveu transformar as memórias de seu pai em quadrinhos.

É um importante relato histórico

2

Mostra o início da invasão à Polônia;

Retrata o nascimento dos guetos para onde os judeus eram levados e obrigados a viver;

Mostra como as pessoas conseguiam sobreviver diante das condições impostas.

3

Incrível e premiada HQ

As histórias foram publicadas primeiro em uma revista, a underground Raw, entre 1980 e 1991, ou seja, em volumes separados.

Art Spiegelman compilou um primeiro volume em 1986, com o título Maus - A História de um Sobrevivente, cujo subtítulo era Meu Pai Sangra História. Cinco anos depois, Maus II - E aqui meus Problemas Começaram chegava às ruas.

Em 1992 ele ganhou o prêmio Pulitzer, um dos mais conceituados do meio jornalístico e literário, e nunca antes dado a uma HQ.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi