A NOSSA Terra
na NOSSA casa
COTTON FROM MORE
SUSTAINABLE SOURCES
O algodão é uma das nossas matérias-primas mais importantes. Podemos encontrá-lo em muitos produtos, desde sofás e almofadas, a lençóis e colchões.
Atualmente, somos o único retalhista global no mundo a vender produtos feitos a partir de algodão proveniente de fontes mais sustentáveis. *
- 77% - Better Cotton
- 17% - Reciclado
- 6% - Towards Better Cotton
* O algodão proveniente de fontes mais sustentáveis inclui algodão Better Cotton, algodão reciclado e Towards Better Cotton (normas de produção sustentável desenvolvidas pela IKEA)
A nossa missão é espalhar a mensagem e ir além do nosso negócio. Em conjunto com a WWF (World Wildlife Fund), estamos numa caminhada para tornar o algodão proveniente de fontes mais sustentáveis numa prática corrente, acessível a todos.
Sabias que...
Desde 1 de setembro de 2015 todo o algodão que utilizamos é produzido a partir de fontes sustentáveis?
Isto significa que a produção é feita:
• Com menos água
• Sem fertilizantes ou pesticidas químicos
• Tendo em conta o aumento de margem de lucro do produtor
Forest Positive
- As florestas abrigam mais de dois terços das espécies terrestres conhecidas e são o lar de 80% da biodiversidade terrestre. O nosso trabalho em conjunto com a WWF (World Wildlife Fund) e o FSC (Forest Stewardship Council) contribui para proteger os ecossistemas - e a subsistência das pessoas.
- O volume de madeira proveniente de fontes mais sustentáveis - madeira reciclada e madeira de florestas certificadas pelo FSC – aumentou para 77% em 2017. O nosso objetivo é chegar aos 100% até 2020.
- Foram certificados 35M ha (do tamanho da Alemanha) de floresta com FSC, numa parceria entre a IKEA e a WWF. Até 2020, vamos adicionar 15M ha;
- Desta forma vamos contribuir para a diminuição da desflorestação.
Conheces a nossa gama de arrumação HAVSTA?
- Toda a madeira usada na gama HAVSTA provém de florestas geridas de forma sustentável que cumprem requisitos rigorosos no que diz respeito, por exemplo, a questões ambientais, sociais e económicas. A madeira é proveniente de florestas de pinheiros, principalmente na Rússia e na Polónia, sendo cortada de forma responsável.
Já experimentaste o conforto da capa de almofada LEIKNY?
- É macia e fácil de manter, e é feita em algodão produzido de forma mais responsável. Confere um toque mais floral à sua casa e o facto de ser feita em 100% algodão mais sustentável torna-a ainda mais bonita.
PLATSA
PLATSA é uma gama de arrumação duradoura, com uma qualidade melhorada através da utilização dos materiais certos, no sítio certo e para o objetivo certo. Utiliza muito menos matéria-prima em comparação com soluções maciças, graças a um design engenhoso e a soluções de produção práticas. Uma combinação de diferentes materiais naturais torna-a leve, o que poupa no transporte e facilita o manuseamento.
SKOGSÅ
SKOGSÅ é uma gama de bancadas que utiliza a técnica da camada fina, através da qual é colocada uma superfície em madeira maciça de três milímetros sobre aglomerado. Esta camada proporciona uma superfície duradoura que reage bem à humidade. Além das vantagens numa cozinha, a técnica da camada fina requer menos matéria-prima do que uma bancada maciça. Também pesa 20% menos do que a madeira maciça, o que permite reduzir as emissões poluentes durante o transporte, sendo igualmente mais fácil de deslocar e de manusear.
GUNRID
Cortinas para purificação do ar
Vamos ter disponíveis para venda a partir de abril de 2020 as cortinas GUNRID que permitem a purificação de ar:
- O poliéster do tecido é feito a partir de garrafas PET recicladas, o que permite reduzir o consumo de novas matérias-primas e o impacto ambiental.
- Ao usar poliéster reciclado no tecido deste produto, consumimos menos matérias-primas novas, contribuindo para reduzir o impacto ambiental.
FÖRNYANDE - palhinhas de papel
Já disponíveis para venda
- Devido ao seu escasso tamanho, as palhinhas de plástico descartáveis, raramente são encaminhadas para os ecopontos. Mesmo representando uma ínfima parte de todo o plástico despejado no oceano, o seu tamanho e leveza faz com que facilmente sejam ingeridas pela fauna marinha, tornando-se num dos mais perigosos poluentes;
- Ao usar palhinhas de papel ou outros materiais recicláveis, evitamos contribuir para o aumento do volume de plástico depositado no oceano.