Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
A poluição atmosférica é um problema que afeta os seres vivos, especialmente em grandes cidades. Que problemas ambientais e de saúde estão relacionados aos poluentes encontrados no ar?
A poluição ocorre quando atividades humanas ou fenômenos naturais, como erupções vulcânicas, lançam no ambiente materiais que comumente não ocorreriam nele, ou quando essas atividades aumentam muito a concentração de um material que já existe no ambiente. Os elementos que alteram o equilíbrio do ambiente são conhecidos como poluentes. As queimadas e o uso de combustíveis fósseis em automóveis, por exemplo, aumentam a concentração de gás carbônico e de material particulado na atmosfera, causando a poluição do ar.
As atividades humanas que mais poluem a atmosfera são as queimadas de vegetação e o uso de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e os derivados do petróleo.
Essas atividades geram gases que poluem a atmosfera, como o gás carbônico, o monóxido de carbono, os gases sulfurosos e os óxidos de nitrogênio. Produzem também materiais particulados, como fuligem e fumaça, que ficam suspensos no ar.
Quando o dióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio se combinam com o vapor de água presente na atmosfera, ocorre a formação de duas substâncias, o ácido sulfúrico e o ácido nítrico. Esses ácidos misturam-se às gotículas de água que formam a chuva, gerando, assim, a chuva ácida.
O ácido sulfúrico e o ácido nítrico são corrosivos, ou seja, têm a propriedade de desgastar materiais. Por isso, a chuva ácida pode provocar lesões em plantas, empobrecer o solo e causar problemas à saúde dos seres vivos. Outra consequência da chuva ácida é o desgaste da superfície de construções e monumentos.
É comum que em dias mais frios, no inverno geralmente, o ar próximo à superfície não aqueça tão facilmente. Então, diferentemente do que em geral ocorre, o ar próximo ao solo fica frio, e não quente. Nessas condições, uma camada de ar quente pode ficar sobre essa camada de ar frio, impedindo a movimentação cíclica do ar. Esse fenômeno é conhecido como inversão térmica.
Quando a inversão térmica ocorre em regiões de grandes cidades e em zonas industrializadas, os poluentes ficam aprisionados nas camadas mais baixas da atmosfera. A ausência de chuvas e de ventos pode agravar a situação, dificultando ainda mais a dispersão dos poluentes.
Por conta da inversão térmica, nas épocas mais frias do ano, é comum observarmos no horizonte das grandes cidades uma camada cinzenta. Essa camada é formada por poluentes, principalmente material particulado.
- Asma;
- Rinite;
- Câncer de pulmão etc.