Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
STC_1
Equipamentos
Princípios de Funcionamento
Sessão 13 e 14
STC_1 Equipamentos
Princípios de Funcionamento
A Estatística é uma ferramenta matemática muito utilizada em vários setores da sociedade, organizando dados de pesquisas e apresentando informações claras e objetivas.
A estatística é, assim, uma ciência que fornece os instrumentos próprios para melhor selecionar e tratar a quantidade de informação que nos chega.
As ferramentas estatísticas oferecem também as medidas para se fazer inferências científicas sumarizadas resultantes de tais dados. Por exemplo, os conceitos estatísticos de média e de mediana são bastante utilizados para prever o tempo de funcionamento esperado de equipamentos elétricos e eletrónicos.
Moda: É o valor que ocorre com maior frequência.
Ex: 4,5,4,6,5,8,4,4 Moda = 4
Mediana: representa o valor central de um conjunto de dados.
Para encontrar o valor da mediana é necessário colocar os valores em ordem crescente ou decrescente.
Quando o número elementos de um conjunto é par, a mediana é encontrada pela média dos dois valores centrais. Assim, esses valores são somados e divididos por dois.
Tabela de frequência: relaciona categorias de valores, juntamente com contagem (ou frequências) do número de valores que se enquadram em cada categoria.
Utilizando as respostas que deu no questionário para fazer uma tabela de frequências.
Uma das formas de organizar e resumir a informação contida em dados observados são os gráficos.
Vamos supor que foram inquiridas 8000 pessoas. quantas afirmaram gastar energia na máquina de lavar e secar?
a) Quantos fogões brancos há na loja?
b) Qual é a percentagem de fogões de outras cores?
1) 40% dos 30 fogões de uma loja da são brancos.
a) Quantos fogões brancos há na loja?
(30 *40% = 12)
b) Qual é a percentagem de fogões de outras cores?
(60%)
2) O António perguntou aos colegas da sua turma se eles reciclavam vidro e/ou papel.
O gráfico circular da figura mostra os resultados obtidos pelo António.
Sabe-se que 12 colegas responderam “nenhum” e 9 responderam só “papel”.
a) Quantos alunos tem a turma?
b) Quantos alunos responderam “ambos?
a) Quantos alunos tem a turma?
12 - 20%
X - 100% x = 60 alunos
b) Quantos alunos responderam “ambos?
60 * 40% = 24 alunos
3) No gráfico de barras seguinte apresenta-se a distribuição de 120 alunos por modalidade de desporto que participam no projeto Desporto Escolar.
Sabendo que o número de alunos praticantes de voleibol é o dobro do número de praticantes de andebol, determine o número de praticantes de cada uma destas modalidades.
48 18 + 9 = 75
120 – 75 = 45
Voleibol = 30 alunos
Andebol = 15 alunos
02/11