Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Universidade de Brasília – UnB
Instituto de Artes – IDA
Departamento de Artes Visuais – VIS
Necessidade de referendar o próprio conhecimento adquirido, buscando mapear os pontos significativos que foram vivenciados ao longo de uma trajetória formativa no contexto da licenciatura em artes visuais
O contato com o mercado de trabalho
Atuação polivalente dos licenciados em artes visuais nas instituições de ensino básico privado, por quê?
Investigar as alterações significativas na legislação brasileira dos últimos anos, em especial aquelas que se referem ao professor de artes, bem como a sua função no ambiente escolar;
Promover reflexões originadas na construção do memorial de formação;
Promover uma atuação docente consciente.
Análise reflexiva do memorial de formação
“a escrita de memoriais pressupõe que o sujeito produz e busca refletir sobre o seu saber ao longo do percurso de vida, saber este que está em processo de construção e de reconstrução permanente” (PILAR e PONTES, 2014, p. 5).
+
Práticas
Docentes
Experiências
Estéticas
Evidenciam os ecos nos discursos e práticas dos profissionais
Legislação:
Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017:
“o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica” (BRASIL, 2017)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação - 1996:
"Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, [...] admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal." (BRASIL, 1996, p. 26)
Polivalência:
Ser polivalente é ter múltiplos saberes, uma pessoa apta a transitar com destreza em diversas áreas. A polivalência é um trabalho alinhado ao ensino interdisciplinar. (LIMA, 2007)
A função do professor e sua formação
Pausa em
suas ações
"Hoje em dia ser professor passa a ter um caráter dinâmico, reflexivo, transdisciplinar, interdisciplinar e que, requer do profissional da educação uma articulação dos saberes de forma significativa."
Reflexão sobre
as mesmas
=
(HELATCZUK, 2010 apud PATA, 2012, p. 6)
Professor Reflexivo
(FAGUNDES, 2016)
"Capacitação para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais, visando ao desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, [...] de técnicas e procedimentos tradicionais e experimentais e da sensibilidade estética através do conhecimento de estilos, tendências, obras e outras criações visuais."
(BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais, 2009, p. 1-2)
Indivíduo
Autoformação
Heteroformação
Ecoformação
(GALVANI, 2002)
Meio Ambiente
A autoformação faz parte da construção educacional do indivíduo, orientando sua consciência, sensibilidade e responsabilidade, pois o contato com o outro nos possibilita construir a nossa identidade e a reinvenção de nós mesmos.
(LOSS, 2015)
Existe uma relação entre as experiências estéticas dos indivíduos e as suas práticas docentes evidenciando os seus ecos nas falas e práticas profissionais.
(PILAR e PONTES, 2014)
Narrativa 2
Narrativa 1
"Batizados entre nós de polivalência, uma colagem amorfa de diferentes sistemas semióticos. Esta abordagem projeta no professor-estudante um conceito equivocado de arte, ligado à idéia de nonsense ou totalidade superficial."
"Para que a arte assuma o seu espaço na escola [...} é necessário que o professor possa trabalhar dentro da sua área de formação."
(SALOMÉ, 2010, p. 2156)
O repertório do professor de artes é essencial para a sua valorização e importância em atuação
Atuação solitária X Atuação em grupo
Semelhanças entre as minhas práticas e as do meu professor de artes no ensino médio
Polivalência para: interdisciplinaridade X atuação em outra linguagem artística
Ensinamentos
da pesquisa...