Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
TEMA: A DISSEMINAÇÃO DO DISCURSO DE ÓDIO NAS REDES SOCIAIS
TEMA: A DISSEMINAÇÃO DO DISCURSO DE ÓDIO N...
O que faz pessoas comuns, que talvez não se comportem assim na vida offline, adotarem uma postura agressiva no mundo virtual, atacando os demai por motivos, muitas vezes, banais?
Para Orkut Büyükkökten, criador da finada rede social que levava o seu nome, “a internet transformou a humanidade de muitas maneiras, deixou muitas coisas mais fáceis e eficientes, mas estamos mais sozinhos e desconectados do que nunca”.
E AINDA ACHA QUE TUDO ISSO OCORRE DEVIDO À CULTURA DO NARCISISMO,
pois estamos “cercados de espelhos, que refletem não verdadeiramente como nos sentimos, mas o que queremos que o mundo veja em nós”.
Os usuários não estão dispostos a repensar opiniões
Na verdade, eles estão somente buscando visões que reforcem suas opiniões, em vez de justamente aproveitar a diversidade que as redes sociais oferecem para rever conceitos e preconceitos.
Vida offline X vida online
Na vida real, pessoas se seguram para não expressar opiniões preconceituosas e agressivas, com medo das consequências, esses comportamentos são liberados na vida virtual.
Para Orkut,
“as mídias sociais deixaram o bullying mais fácil, porque é mais simples intimidar alguém e não ter consequências”.
Além disso, “as pessoas podem criar perfis falsos ou se tornarem anônimas” para atacar umas às outras sem medo de represálias.
O que a psicologia e a psiquiatria dizem a respeito?
Para Freud,
Para Freud,
a mentalidade das pessoas muda quando elas se veem fazendo parte de um grupo, em especial um grupo no qual há uma busca por aceitação.
Sendo assim, quando em massa, o sujeito não responde mais a determinadas situações da mesma maneira como ele faria individualmente.
Há de certa forma , uma perda da razão.
homens considerados “de bem” podem se tornar verdadeiros monstros, desde que o ambiente assim o favoreça
Um sujeito anônimo tem a falsa impressão de invisibilidade e pode se sentir seguro, motivado e onipotente, por isso, que a internet é palco desta disseminação.
Advogada especializada em crimes de internet fala sobre o assunto: