Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Trabalho realizado por:
Daniela Soeiro
Diogo Saragoça
Érica Mira
É uma ferramenta de planeamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e apoiar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio.
A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
Forças (Strengthts)
Fraquezas (Weaknesses)
Oportunidades (Opportunities)
Ameaças (Threats)
Em forças, são analisados fatores como: o que faz com que os clientes optem por determinado negócio; qual a disponibilidade de recursos imprescindíveis para a manutenção dos serviços ou produtos; o que diferencia o negócio dos demais, entre outros.
Já nas fraquezas, pense em questões internas que podem ser más para o negócio, tais como: altos custos com transporte; maiores gastos com a manutenção de equipamentos, colaboradores com valor/hora mais caro etc.
É o momento de indicar quais são as mudanças no mercado que, de alguma forma, são positivas para o cliente, como fatores econômicos, oportunidades que estão a surgir e mudanças do mercado que podem favorecer os seus clientes.
Por último, temos as ameaças — cenário no qual se concentram todos os fatores desfavoráveis para a empresa. Assim, além da ausência de controlo sobre as questões, elas apresentam-se como grandes ameaças para o negócio.
Diante do levantamento de informações feito para a matriz SWOT, outra vantagem é percebida: a possibilidade de identificar melhorias no portfólio do cliente.
Ajustes nos serviços oferecidos, por muitas vezes, estão de fácil acesso para pôr em prática, mas não são identificados por falta de visão mais analítica da empresa. Nesses casos, a ferramenta auxilia para apontá-los a fim de desenvolvê-los.
A inovação é uma vantagem competitiva que dá destaque para empresas que investem nesse fator. Com a matriz SWOT, tendências para criar produtos também podem ser mapeadas.
para inovar não é preciso, necessariamente, organizar grandes tecnologias e investimentos altos. Desenvolver novas ou melhores soluções já é um passo para a inovação.