Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Grau A: Parte I
Apresentaremos aqui ilustrações sobre microestrutura do Sistema Nervoso Central, bem como aspectos estruturais e funcionais da transmissão sináptica.
O NEURÔNIO é a unidade fundamental do tecido nervoso, com a função básica de receber, processar e enviar informações. (Machado, 2014)
Neurotransmissão Química
As sinápses químicas são unidirecionais e ocorrem através de neurotransmissores. Quando o potencial de ação chega no botão terminal, vesículas que armazenam neurotransmissores são deslocadas até a membrana pré-sináptica, se fundem com a proteína de ancoragem e liberam os neurotransmissores na fenda sináptica.
A transdução de sinal ocorre a partir de um sinalizador que são os neurotransmissores liberados na fenda sináptica.
Os neutrotransmissores podem se ligar a vários tipos de receptores presentes no neurônio pós-sináptico, para desencadear a cascata da sinalização química. Dependendo do tipo de receptor poderá gerar diferentes ações pós-sinápticas (BEAR, 2017).
Na representação demonstrada a seguir, são ilustrados receptores acoplados a canais iônicos e receptores acoplados a proteína G (metabotrópicos)
Células nervosas são capazes de gerar múltiplos estímulos elétricos que transmitem as informações entre as células.
O Potencial de ação rompe o potencial de repouso e torna o potencial transmembrana transitoriamente positivo. A alteração na condutância da membrana altera a relação de influxo e efluxo de corrente elétrica.
(Aula 07 - 15/09/2020)
Lei do Tudo ou Nada