ALTERAÇÕES DA PELE NA TERMINALIDADE DA VIDA:
ÚLCERA DE KENNEDY
Gerluce Araújo Monteiro
Estomoterapêuta
ÚLCERA TERMINAL DE KENNEDY
(UTK)
)
1
A UTK foi notificada pela primeira vez por Karen Lou Kennedy, em 1983, em uma unidade de longa permanência, nos Estados Unidos da América. Primeira Skin Care Team, seu trabalho teve como objetivo avaliar por quanto tempo os doentes viviam após desenvolverem lesões por pressão através de indicadores: prevalência, progressão e mortalidade dessas feridas.
A UTK é um fenômeno que indica a aproximação do fim da vida, têm início repentino de progressão rápida e inevitável; a maioria das pessoas que faleceram com a lesão, a morte ocorreu entre 24horas até 6 semanas após o desenvolvimento da lesão.
2
ALTERAÇÕES DA PELE NO FINAL DA VIDA
Topic 4
A pele é o maior órgão do corpo humano, tem a propriedade de refletir externamente a situação em que se encontra o organismo.
Alterações fisiológicas acometem a pele e os tecidos moles onde há baixa perfusão de oxigênio e diminuição de processos metabólicos, fazendo com que o menor insulto à pele possa conduzir a complicações como hemorragias, infecções, gangrenas e ulcerações (SIBBALD et al., 2009).
Em 2009, 18 especialistas elaboraram o consenso sobre as Skin Changes At Life´s End – SCALE (Modificações de pele no final da vida). A UTK ocorre como um processo dessas modificações e, assim, estão inseridas na SCALE “preconizam o cuidado centrado nas necessidades do paciente” (SANTOS, 2009).
Subtitle 1
A UTK surge no final da vida por diminuição da perfusão sanguínea tornando insuficiente a oxigenação da pele, levando a isquemia e lesão tecidual. A hipoperfusão resulta na necrose do tecido subcutâneo e da própria pele.
(Vera, 2014; Reitz & Schindler, 2016).
Subtitle 1
Inicia-se como uma abrasão, bolha ou área escurecida localizada predominantemente na região sacrococcígea, apresenta-se em forma de pera, borboleta, ou ferradura, com bordas irregulares e cores variáveis (Kennedy-Evans, 2009).
LPP
Origem - fatores extrínsecos
Pressão + cisalhamento+fricção
Isquemia e lesão da pele
Desenvolvem-se durante 24 horas por maus cuidados, surge em alguns dias. (Kennedy-Evans, 2009).
UTK
Origem - fatores intrínsecos
Falência multiorgân.
Hipoperf. e Isquemia tecidual.
Desenvolvem-se rapidamente
com rápida progressão, surge em algumas horas.
ABORDAGEM E MANEJO DA UTK
6
"abordagem paliativa nas feridas"
Topic 4
“O sofrimento só é intolerável quando ninguém cuida”
Cicely Saunders
Referências:
Subtitle 1
KENNEDY-EVANS, Karen. Understanding the Kennedy terminal ulcer. Ostomy Wound Management. v. 55, n.9, p.6, 2009.
REITZ, Megan; SCHINDLER, Christine A. Pediatric Kennedy Terminal Ulcer.Journal of Pediatric Health Care, 2016.
SANTOS, Vera Lúcia Conceição de Gouveia. SCALE – Modificações da Pele no Final da Vida. Rev. Estima, v. 7, n. 3, 2009.
SCHANK , J.E. Terminal ulcer: the "Ah-Ha!" Moment and diagnosis. Ostomy Wound Management. v. 55, n. 9, 15 set. 2009.
SIBBALD, R. G. et al. SCALE Final Consensus Statement. 2009. Disponível em: < http://www.epuap.org/scale-skin-changesat-lifes-end/>. Acesso em: 29/09/2019.