Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Teoria holistica Myra E. Levine

Alice Dias de Souza

Anna Clara De Sá Moaris

Isabela Scoralick Sengundo Santos

Moniky Araújo Bispo Pinheiro

Myra E. Levine

Quem foi Mary E. Levine?

Biografia

Quem foi?

Myra Estrin Levine foi uma enfermeira americana reconhecida pela formulação da teoria da conservação, que postula que deveria haver uma estrutura organizacional para o ensino da enfermagem médico-cirúrgica.

Myra E. Levine nasceu em 1920 e morreu aos 75 anos em 20 de março de 1996, deixando um enorme legado como educadora, administradora, especialista, enfermeira e estudante de humanidades.

Sua preocupação com a saúde de seu pai promoveu que, em 1944, aos 24 anos, obteve um diploma em enfermagem na Escola de Enfermagem do Condado de Cook. Mais tarde, ela completou seus estudos de enfermagem na Universidade de Chicago em 1949.

Em 1962, ele recebeu seu mestrado em enfermagem pela Wayne State University, em Detroit. Ele também obteve um doutorado honorário na Universidade de Loyola no mesmo ano.

Teoria holística Myra E. Levine

O que diz a teoria holística de Myra E. Levine?

O modelo de conservação foi baseado no conceito físico de conservação de energia, juntamente com outros aspectos psicossociais. Ele combinou os três princípios fundamentais que operam juntos para facilitar a cura: integridade ou globalidade, adaptação e conservação. Três conceitos que foram a base de sua teoria da conservação.

Integridade

O conceito de integridade sustenta que os enfermeiros devem cuidar dos fatores externos e internos do paciente. Isso permite que o indivíduo seja visto como uma pessoa integral e não apenas como uma pessoa doente. O enfermeiro como cuidador se torna parte ativa desse ambiente.

Adaptação

Quanto ao princípio da adaptação, Levine considerou-o um processo de mudança através do qual o paciente se adapta às realidades de sua nova situação. Quanto melhor se adapta às mudanças, melhor pode responder ao tratamento e cuidados.

Conservação

a conservação é o produto da adaptação. Ele descreve a maneira pela qual sistemas complexos são capazes de continuar funcionando mesmo quando são muito afetados. A conservação permite que os indivíduos respondam efetivamente às mudanças que seu corpo enfrenta, mantendo sua singularidade.

Como alcançar os objetivos do modelo de conservação

Os 4 tipos de conservação

Myra Levine postula que, para alcançar os objetivos do modelo de conservação, certas intervenções devem ser realizadas. Ele os chamou de princípios de conservação.

Conservação de energia

Conservação de energia

A pessoa precisa equilibrar constantemente sua energia para manter suas atividades vitais. Portanto, deve-se garantir que o paciente não gaste muita energia através do descanso e do exercício.

Conservação da integridade estrutural

Conservação da integridade estrutural

Nesse princípio, a cura é um processo pelo qual a integridade estrutural e funcional é restaurada para proteger a globalidade. Trata-se de promover atividades ou tarefas que ajudam na cura física do paciente.

Preservação da integridade pessoal

Preservação da integridade pessoal

A integridade e a autoavaliação são consideradas importantes e as pessoas mais vulneráveis ​​se tornam pacientes. Os enfermeiros podem ajudar os pacientes a manter sua singularidade e individualidade.

Conservação da integridade social

Conservação da integridade social

Os enfermeiros cumprem a função de ajudar famílias em assistência e pacientes a manter laços sociais e comunitários. Isso aumentará sua auto-estima durante o tempo em que permanecerem no hospital e também fará com que se sintam melhor.

Conclusão

Conclusão

- A visão do homem como um “todo” dinâmico e em constante interação com o ambiente dinâmico;

- A enfermagem é conservadora das energias do paciente e o enfermeiro uma extensão do sistema do ser humano quando nele houver uma lesão;

- Do nascimento até a morte cada indivíduo mantém e defende seu todo;

- Há uma tendência em dividir o homem –corpo-espírito, alma-matéria;

- A integridade do homem é conseguida por sua adaptação a quatro níveis de resposta do organismo, as quais são fisiologicamente determinadas para que haja a interação do homem com seu ambiente interno e externo, a saber:

* Resposta ao medo – É a primeira e mais primitiva das respostas, é instantânea, é o preparo do organismo para a luta, age o sistema nervoso simpático;

* Resposta inflamatória – É uma concentração de energia sistematizada para excluir ou remover um material estranho ao organismo;

* Resposta ao “stress”– É uma resposta a longo prazo, mudanças induzidas não específicas dentro de um sistema biológico;

* Resposta sensorial – O mundo tem significado para o indivíduo a partir de suas experiências.

- A interação enfermeiro- paciente depende desse conjunto de percepção dos dois indivíduos.

- Para a teoria holística a enfermagem sempre se caracterizou por seu objetivo humanístico;

Bibliografia

https://web.archive.org/web/20180501122800id_/http://www.up.edu.br/CmsPositivo/uploads/imagens/file/8%C2%BA_CONAEnf_-_anais_2016.pdf#page=69

https://livrozilla.com/doc/6293/myra-estrin-levine-1920-1996.-caracteriza-o-homem-como-um...

https://www.scielo.br/j/reben/a/kKMMzjDPqgCdzC43FqyxVhC/?lang=pt&format=html

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi