Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Alguns conceitos na Geometria são intuitivos, primitivos e, por isso, não necessitam de definição. A Geometria de posição é construída com base nas noções intuitivas de ponto, reta e plano, que estão exemplificadas na figura a seguir:
A partir dos conceitos básicos de ponto, reta e plano, podemos enunciar alguns postulados (verdades aceitas sem demonstração):
Dizemos que um plano está determinado quando ele é único. Existem quatro modos de se determinar planos:
Duas retas que pertencem ao mesmo plano (coplanares) podem ser: paralelas ou concorrentes.
Uma reta e um plano podem admitir as seguintes posições relativas:
Dois planos podem admitir as seguintes posições relativas:
Uma reta e um plano são perpendiculares se, e somente se, eles têm um ponto comum e a reta é perpendicular a todas as retas do plano que passam por esse ponto comum.
Como vimos, os triângulos são polígonos de três lados e, consequentemente, três ângulos internos e três vértices. Como todos os vértices são consecutivos, o triângulo não possui diagonal
Podemos classificar os triângulos quanto à medida dos lados ou à medida de seus ângulos internos.
QUANTO AOS LADOS
Dado um triângulo ABC e seus respectivos ângulos internos, vamos considerar as retas que contêm os lados do triângulo e a reta paralela em relação à base.
É importante observar que nas retas paralelas cortadas por uma transversal, os ângulos a e a´
têm medidas iguais por serem alternos internos. O mesmo ocorre com os ângulos b e b´.
Vale lembrar que a soma das medidas dos ângulos externos de um triângulo é 360°.
a + b + c = 180°
POLÍGONOS CONVEXOS
São considerados polígonos convexos quando qualquer segmento de reta cujas extremidades são pontos pertencentes ao interior do polígono está totalmente contido no interior desse polígono.
Polígonos não convexos quando pelo menos um segmento, cujas extremidades sejam dois pontos no interior do polígono, não estiver totalmente contido no interior do polígono.
É importante observar que:
1. O ângulo interno e o ângulo externo em relação ao do mesmo vértice são suplementares,
isto é, cuja soma é igual a 180°.
2. Em qualquer polígono convexo, o número vértices, lados, ângulos internos e ângulos externos é o mesmo.
3. Polígono regular é aquele que possui todos os lados e ângulos internos congruentes entre si.
Poliedros são figuras espaciais fechadas formadas pela reunião de polígonos, como mostrado nos exemplos seguintes:
Cada polígono é denominado face do poliedro.
Os lados dos polígonos são as arestas do poliedro e;
Os vértices dos polígonos são os vértices do poliedro.
Um poliedro é chamado poliedro de Platão se, e somente se, satisfaz as três seguintes condições:
EXEMPLO:
Um poliedro possui 16 faces e 18 vértices. Qual é o número de arestas desse poliedro?
EXEMPLO 2:
Em um poliedro convexo, o número de arestas excede o número de vértices em 6 unidades. Qual o número de faces?
Denomina-se prisma a todo sólido geométrico limitado por dois polígonos congruentes e paralelos denominados bases do prisma e faces. O prisma contém faces laterais com o formato de paralelogramos.
É todo prisma em que as arestas laterais são perpendiculares a cada base. Caso o prisma não seja reto ele é chamado oblíquo. No prisma reto as faces laterais são retângulos.
É todo prisma reto cuja base é um polígono regular. Vale lembrar que polígono regular é aquele que tem todos os lados e ângulos internos de mesma medida.
É a soma das áreas de todas as faces laterais do prisma. No exemplo abaixo, um prisma reto, suas faces são retângulos.
Nem sempre o prisma terá três faces, então a fórmula para calcular a área lateral de prisma não é fixa, um prisma pode ter 4 faces, 5 faces, etc. A fórmula varia conforme o número de faces do prisma
É a área do polígono que constitui a base.
É a soma das áreas de todas as faces do prisma. Em um prisma pode-se calcular a área total pela soma entre a área lateral e as áreas das duas bases:
É um número que associado a uma unidade conveniente fornece a quantidade de espaço ocupado pelo sólido. A unidade geralmente utilizada como padrão de medida é a cubagem (m3, cm3, mm3, ...). O volume é o produto da área da base Ab pela altura h.
É todo prisma em que as bases são paralelogramos. No caso do paralelepípedo reto retângulo todas as faces são retangulares. O paralelepípedo apresenta a forma que costumamos em nosso cotidiano chamar de caixa. É, portanto, um exemplo de sólido bastante frequente em nossa vida.
Área
Volume