Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Educação, tecnologias e redução das desigualdades
Werley Oliveira
werley@sescsp.org.br
EMCITEC
Semana de Ciência e Tecnologia de Guarulhos
Como a Educação e as Tecnologias podem contribuir para a redução das desigualdades?
É necessário compreender quais são as desigualdades existentes, e como atuar na perspectiva de criar oportunidades de acesso igualitários e justos
Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil
Indices de desigualdades:
http://atlasbrasil.org.br
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Fundação João Pinheiro
As três dimensões do IDH - http://atlasbrasil.org.br
PADRÃO
DE VIDA
(renda)
A renda é essencial para acessarmos necessidades básicas como água, comida e abrigo, mas também para podermos transcender essas necessidades rumo a uma vida de escolhas genuínas e exercício de liberdades. A renda é um meio para uma série de fins, possibilita nossa opção por alternativas disponíveis e sua ausência pode limitar as oportunidades de vida.
VIDA LONGA E
SAUDÁVEL
(longevidade)
Ter uma vida longa e saudável é fundamental para a vida plena. A promoção do desenvolvimento humano requer que sejam ampliadas as oportunidades que as pessoas têm de evitar a morte prematura, e que seja garantido a elas um ambiente saudável, com acesso à saúde de qualidade, para que possam atingir o padrão mais elevado possível de saúde física e mental.
ACESSO AO
CONHECIMENTO
(educação)
O acesso ao conhecimento é um determinante crítico para o bem-estar e é essencial para o exercício das liberdades individuais, da autonomia e da auto-estima. A educação é fundamental para expandir as habilidades das pessoas para que elas possam decidir sobre seu futuro. Educação constrói confiança, confere dignidade, e amplia os horizontes e as perspectivas de vida.
O acesso à informação se popularizou e tornou mais democrática a estrutura do ensino que, até então, beneficiava a poucas pessoas. Hoje, com um dispositivo móvel e acesso à internet por meio de redes Wi-Fi, todos conseguem acessar um banco de informações e aprender qualquer coisa. A forma de aprendizagem está mudando e a tecnologia é a grande responsável por transformar a educação.
Reflexão
Informação
Tecnologia
Será?
Educação
Conhecimento
As Tecnologias se infiltram na educação e vão tecendo novos espaços, assumindo um papel relevante como ferramenta pedagógica para o processo de aprendizagem
Outra contribuição da educação e tecnologia advém do fazer coletivo, com o envolvimento e interação entre pesquisadores, professores e estudantes dos diversos níveis de educação e de instituições de ensino que se dispõem ao trabalho em equipe.
Favorece o diálogo, o desenvolvimento de habilidades de comunicação que contribuem para a ampliação do conhecimento,
“sempre há um que ensinando aprende e, outro, que aprendendo ensina”
(Paulo de Freire)
Desenvolve áreas do conhecimento, como a percepção visual e auditiva, a expressão corporal, a intuição, o pensamento analógico, concreto e holístico e a reflexão
Educação não formal
Oficinas e cursos, envolvendo as mais diversas ferramentas tecnológicas em sua interação com o campo cultural, a fim de contribuir para o desenvolvimento crítico e criativo dos participantes.
Salas-laboratório dedicadas a práticas de viés educativo que utilizam suportes tecnológicos e/ou digitais.
Intersecção de materiais, processos e inspirações provindos de diversos contextos
Exemplos: garagem do avô, ateliê do artista, fab e media labs.
Mídias digitais, com destaque para: fabricação digital, software livre, hackerismo, cultura digital, audiovisual, fotografia, design, inclusão e letramento digital, editoração, animação, moda, marcenaria, games e inovações na cidade.
Equipes de educadores especializados, que propõem cursos, oficinas, vivências e instalações.
valoriza a convivência, a diversidade, o protagonismo, a autonomia e a reflexão criativa e crítica.
Preocupações do Sesc com a equidade de gênero, a ação em rede As mulheres e as tecnologias reuniu ampla programação feita por e, prioritariamente, para mulheres – cis, trans, meninas, senhoras, mães, negras, brancas, indígenas, migrantes, refugiadas. Funcionou como convite para que cada vez mais mulheres ocupem os Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo e suas respectivas programações, a fim de experimentar, errar, refletir, aprender, ensinar, compartilhar e, no limite, inventar. Porque lugar de mulher é onde ela quiser.
Sesc Registro abre Espaço de Tecnologias e Artes
Atividades como:
"Todos os dispositivos sofisticados e wifi do mundo não vão fazer diferença se não tivermos grandes professores em sala de aula"