Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Prof. Wesley Alanis
O espaço rural é constituído pelas áreas não urbanas. São espaços não ocupados por cidades ou adensamentos populacionais. A maior parte das atividades produtivas típicas desse espaço está relacionada com a agricultura, pecuária e extrativismo.
o meio agrário é aquele em que se realizam práticas econômicas e sociais eminentemente relacionadas sobretudo com o setor primário, sejam elas agrícolas, pecuárias ou extrativistas.
É comum lermos ou ouvirmos por aí as expressões “rural” e “agrário”, muitas vezes tratadas como sinônimos. Mas, afinal, qual a diferença entre elas?
A relação entre rural e urbano nas atividades econômicas realizadas na cidade e no campo e nas diferentes práticas cotidianas tem sido reduzida. Cada vez mais há uma integração das práticas e elementos tidos como tipicamente rurais no espaço das cidades ou práticas urbanas no espaço do campo.
Com a industrialização no Brasil (processo que, na república, teve início em 1930 e consolidou-se na década de 1950), muitas pessoas deixaram o campo para viver nas cidades, uma vez que buscavam uma vida melhor e que o uso de máquinas no espaço rural diminuiu a necessidade de mão de obra humana.
A mecanização do campo é caracterizada pela utilização de novas tecnologias e ferramentas mais avançadas, como semeadeiras, colheitadeiras e tratores, que auxiliam o processo produtivo, tornando-o mais eficaz.
Entende-se por mecanização do campo o processo de modernização das práticas agropecuárias, como a inserção de maquinários e alta tecnologia para ampliar a produtividade. Este período foi marcado pela REVOLUÇÃO VERDE - 1960.
É o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. Teve início no México e espalhou para o mundo: novos agrotóxicos, sementes selecionadas e principalmente os TRANSGÊNICOS.
Consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.
O agronegócio é o conjunto de atividades econômicas que derivam ou estão conectadas à produção agropecuária, ao manejo de florestas, passando pelo comércio e a serviços ligados a essa produção. Trata-se de um importante pilar da economia brasileira.
Modernização Tecnológica
A modernização das atividades agrícolas trouxe novas questões que são objeto de análise e preocupação. As transformações ocorridas no espaço rural trouxe consequências como:
Segundo dados do IBGE, aproximadamente 1% dos estabelecimentos rurais detêm aproximadamente 47,5% das terras usadas para a produção agropecuária no país. Isso mostra que o país apresenta a maior concentração fundiária do mundo.
Reforma agrária é a revisão e redistribuição das terras de um país visando à maior democratização do acesso à terra e ao reconhecimento do valor social da terra.