Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Por que
alguns textos tiram
1000
?
No filme “O jogo da imitação”, o personagem Alan Turing consegue prejudicar o avanço da Alemanha nazista, posto que decifrou os algoritmos correspondentes ao projeto de guerra de Hitler. Diante disso, pode-se observar, desde a segunda metade do século XX, a relevância do conhecimento tecnológico para atingir certos objetivos. Contudo, diferentemente de tal contexto, atualmente, utiliza-se a tecnologia, muitas vezes, não para o bem coletivo, como representado pelo filme, mas para vantagem privada, mediante a manipulação de dados de usuários da internet. Destarte, é fundamental analisar as razões que fazem dessa problemática uma realidade no mundo contemporâneo.
Em primeiro lugar, cabe abordar a dificuldade de regulação dos sites quanto ao acesso aos dados de quem está inserido no ambiente virtual. De acordo com Sartre, o homem deve zelar pelo bem coletivo em detrimento do individual, uma vez que ele está articulado a uma comunidade. No entanto, a tecnologia, atualmente, rompe com tal lógica altruísta, pois prioriza-se o lucro gerado pela manipulação do indivíduo. Isso ocorre porque muitas empresas detêm habilidades técnicas para traçar perfis individuais, direcionando, por conseguinte, o consumo, além de influenciar escolhas e gostos de cada um. Logo, verifica-se também uma ruptura com a filosofia kantiana de que a pessoa deve ser um fim em si mesma e não um meio de conseguir alcançar interesses particulares.
Ademais, outro fator a salientar é a falta de informação do público no que tange à internet. Diante do advento da Era Tecnológica, a priori com a Terceira Revolução Industrial e, posteriormente, com a Quarta, nota-se uma educação incompleta e que não prepara o indivíduo para um mundo imerso em computadores e inteligência artificial. Nessa perspectiva, apesar de, desde a infância, estar em contato com tablets e celulares, a criança cresce sem saber discernir corretamente quais informações podem ser publicadas ou se seu dispositivo está realmente seguro.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de repensar a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Assim, cabe ao Executivo combater o domínio de elementos pessoais dos consumidores, por meio do investimento na área de tecnologia de informações do Ministério de Ciência e Tecnologia, que deverá aprimorar seu sistema de identificação de uso impróprio de tais dados. Desse modo, poderá ser alcançado o objetivo de proteger os brasileiros inseridos na esfera cibernética. Outrossim, compete ao Ministério da Educação promover a inclusão de disciplinas como Ética e Tecnologia, mediante a alteração na Lei de Bases e Diretrizes da Educação, que impulsionará uma maior difusão da percepção crítica acerca do mundo virtual e de como utilizá-lo, a fim de mitigar a manipulação da conduta dos consumidores. Dessa forma, além de formar cidadãos mais capazes de reconhecer tal adversidade, será possível construir uma sociedade mais bem intencionada e preocupada com o bem coletivo.
EXEMPLOS
TEMA: CAMINHOS PARA COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL
De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro. Nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país. Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas.
TEMA: SUICÍDIO DE ADOLESCENTES NO BRASIL: NECESSIDADE DE COMBATE
O suicídio de John na obra “Admirável mundo novo”, publicada em 1932 por Aldous Huxley, evidencia traços da contemporaneidade, ao passo que o personagem, chamado de “Selvagem”, por não se adequar aos padrões sociais dominantes, é excluído dos demais, de forma que o sentimento de não pertencer ao meio aflore e leve-o a optar pela morte. A partir da visão literária, vê-se a semelhança dessa com a vida de inúmeros adolescentes do mundo moderno, uma vez que a maioria não concorda com os valores socialmente impostos, assim, a instabilidade nas relações interpessoais cresce e o desenvolvimento de doenças psicológicas é potencializado. Tal situação de desordem favorece o crescimento do suicídio entre essa parte da população, o que mostra a urgência de se analisar formas de atuação capazes de mudar a realidade em que a preservação da vida é pouco valorizada.
TEMA: O TRABALHO HUMANO DIANTE DAS NOVAS FRONTEIRAS TECNOLÓGICAS
A Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, levou à introdução de máquinas nas fábricas, o que desencadeou, no século seguinte, o surgimento do movimento ludista que motivava a quebra dos novos instrumentos, uma vez que os operários viam neles uma ameaça às relações trabalhistas tradicionais. Tal ilustração histórica apresenta traços da contemporaneidade, ao passo que evidencia a existência de impactos provocados pela evolução tecnológica tanto no modo de produção quanto na atividade laboral humana. Nesse sentido, cabe analisar não só as alterações causadas pelas inovações no trabalho, mas também as formas de harmonizar a relação entre funcionário e máquina.