Vale do paraiba-Fazendas de café
Brenno Navarro n°2
Fabricio Berloffa n°6
Gabriel Ranim n°10
Guilherme Prestes n°14
Grafico da produção do café
Filme na época da crise de 29
A riqueza do café – barões do café (quem eram, onde investiam sua riqueza).
Instalação das fazendas na região
- o café foi trazido para o brasil em 1727 e era ultilizado no consumo doméstico
- Foi na região do vale do paraíba(rio de janeiro),que o café foi considerado um artido de sobremesa e tornou-se o pricipal artigo de exportação brasileira.
- A região do vale do paraiba era ótima para a cafeicultura pois tinha muitas terras virgens e um clima favorável.A intalação das fazendas se deu pela tradicional forma de plantação ou seja grandes propriedades cultivo para exportação e uso de mão de obra escrava
- O transporte nessa primeira fase produtiva era, também, bastante precário, sendo realizado até em tropas de burros. A exportação do café era realizada por grandes corporações norte-americanas e inglesas. Com o tempo, os Estados Unidostornaram-se os maiores consumidores, mas também era importante a venda que se fazia para os Países Baixos, Alemanha e Escandinávia.
- Aos poucos, a riqueza vinda do café foi realizando uma grande transformação na estrtura da região Centro-Sul.
- Os Barões de Café eram grandes fazendeiros de que receberam vários títulos de nobreza, e passaram a ser a principal base de apoio para o Imperador.
Casarão da fazenda de café
Decadência cafeeira
plantação de café-trabalhadores
Lavrador de café-obra de candido portinari
Decadência cafeeira – fatores / as novas atividades na região.
Trabalhadores na fazenda de café
- As principias causas da decadência cafeeira foram a utilização de técnicas inadequadas de plantio e cultivo e o mau uso da terra.
- Dentre as técnicas inadequadas, destacou-se o plantio do café em linha reta, de cima para baixo, e não em curvas de níquel
- Após a abolição da escravatura (1888), o governo brasileiro incentivo a entrada de imigrantes europeus em nosso território. Com a necessidade de mão-de-obra qualificada, para substituir os escravos, milhares de europeus chegaram para trabalhar no interior de São Paulo, nas indústrias e na zona rural do sul do país. Eles estavam em busca de melhores condições de vida.
- O país que mais forneceu imigrantes para o Brasil e suas fazendas de café foi a Itália. Do início do século XIX a década de 1930, dez milhões de italianos deixaram o país, com direção ao Brasil.
- No Brasil, o interesse em receber mão-de-obra para as fazendas de café era grande. As lavouras de café se expandiram e os movimentos abolicionistas culminaram, justamente em 1888, com a abolição da escravatura. A imigração iria ter enorme importância na história econômica, política e cultural brasileira. Além de italianos, alemães e portugueses, vieram também russos, suíços, poloneses, japoneses.