Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
“Droga” é conceituada como “Substância ou matéria-prima que tenha finalidade medicamentosa ou sanitária”. “Entorpecente” e “psicotrópico”, por sua vez, são as “Substâncias que podem determinar dependência física ou psíquica relacionada”.
Portaria da ANVISA de n.º 344/1998
De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID), estão relacionadas aos transtornos psicoativos substâncias como:
- Opiáceos/opioides (morfina, heroína, codeína e outras substâncias sintéticas);
- Álcool;
- Sedativos;
- Cocaína;
- Carabinoides (maconhas e derivados);
- Alucinógenos;
- Tabaco;
- Anfetaminas e cafeína;
- Solventes voláteis/inalantes.
E o açúcar? Você sabe como ele afeta o seu cérebro?
Os BARBITÚRICOS - constituem um grupo de substâncias sintetizadas.
Seus principais efeitos são:
- Diminuição da capacidade de raciocínio e concentração;
- Sensação calmante, relaxamento e sonolência;
- Reflexos mais lentos.
Exs.: sedativos, anticonvulsivos e anestésicos.
https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/604331/barbituricos-que-drogas-sao-estas-que-mataram-varios-famosos
https://dmixbrasil.com.br/noticias/poppers-a-droga-das-raves/
SOLVENTES E INALANTES - Inalantes são as substâncias que podem ser introduzidas no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca (exs: poppers e lança perfume).
Nessa categoria também estão incluídas drogas baseadas em tolueno como cola de sapateiro, fluído de isqueiro, gasolina, esmalte… A diferença é que os dois primeiros também se encaixam na definição de party drugs.
Os poppers podem causar dores de cabeça, tontura, vertigem, perda da ereção e baixa da pressão. Também debilitam o sistema imunológico por vários dias após o uso e, como abrem os vasos sanguíneos, facilitam infecções, inclusive de doenças sexualmente transmissíveis, DSTs.
ÁLCOOL - A bebida alcoólica pode provocar diversos efeitos além da euforia, prazer e excitação. O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento
O álcool é muito solúvel em água, por isso, distribui-se rapidamente no organismo.
CAFEÍNA
A CAFEÍNA é a substância psicoativa mais consumida em todo o mundo.
Para alguns indivíduos, uma xícara de chá ou café pode ser o suficiente para uma noite com insônia ou agitação. Fatores como peso corporal, idade, uso de medicamentos e problemas de saúde (como transtornos de ansiedade) podem ampliar os efeitos colaterais. Por aumentar o ritmo cardíaco, seu consumo deve ser moderado por indivíduos com hipertensão, doença coronariana e arritmia cardíaca.
COCAÍNA - EFEITOS
COCAÍNA
TABACO
A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, inclusive 70 cancerígenas. As principais são a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão. Assim que inalada, a fumaça passa pela boca e garganta, chegando aos pulmões. A nicotina é distribuída pelo sistema circulatório, atingindo o restante do corpo e chegando rapidamente ao cérebro, causando alteração no humor e relaxamento (é considerada um estimulante leve). Na sequência, a nicotina produz aumento no batimento cardíaco, na pressão arterial, na frequência respiratória e na atividade motora.
Exemplos:
Maconha;
Ecstasy;
LSD