Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

MATEMÁTICA E ACESSIBILIDADE

CONVITE

-----------------

------------

---------------

-----------

---------

--------

---------------

PROFESSOR: EDERSON SALES PASTOR

SESI CE 148 - BIRIGUI SP

-----------------

O PROJETO

o projeto

Quando pensamos em acessibilidade, a primeira coisa que vem à cabeça é ter acesso a parques, shoppings, meios de transporte e, todos os outros lugares, porém poucas vezes nos perguntamos sobre a responsabilidade social que deveria existir nos programas de construção de casas populares e a mobilidade nos móveis, para promover melhores condições de vida e, até mesmo uma moradia que traga senso de dignidade a pessoas que utilizam cadeiras de rodas ou possuem mobilidade reduzida.

Partindo dessas inquietações propomos aos nossos estudantes do Ensino Médio o Projeto: "Matemática e Acessibilidade", pensando em como os conhecimentos da matemática podem contribuir para políticas públicas voltadas a construção de casas populares adaptadas para cadeirantes ou pessoas que possuem mobilidade reduzida.

O projeto foi realizado com as turmas do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio, no ano de 2018

convite desenvolvido pelos estudantes do 3º ano EM

Posters DESENVOLVIDOS PELOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO EM

1° Ano

EM

Metodologia

Com o tema "Legal para você... Ideal para todos!" os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio desenvolveram uma pesquisa sobre a definição de deficiência, quais tipos e os maiores desafios que existem para cada uma delas.

Decidiram desenvolver um projeto voltado a pessoas que utilizam cadeira de rodas ou tem a mobilidade reduzida, sendo assim, projetaram uma planta baixa para uma residência popular a partir das normas ABNT assegurando a acessibilidade.

Para o desenvolvimento do projeto, os estudantes mobilizaram os conceitos de áreas de figuras planas um dos conteúdos propostos na grade curricular. Com a ajuda do software SketchUp as plantas foram adaptadas para projeções em 3D.

Palestra com arquiteto

Durante o desenvolvimento do projeto houve a necessidade de termos o contato com um arquiteto da nossa cidade para receber auxílio com as produções. Então convidamos o arquiteto Jonathan Souza para um bate-papo sobre projetos acessíveis, proporcionando maior embasamento, principalmente, quanto as normas que asseguram a acessibilidade em uma residência.

produções dos estudantes

Mobilizando os conhecimentos matemáticos para o desenvolvimento da casa popular acessível.

produções dos estudantes

Mobilizando os conhecimentos matemáticos para o desenvolvimento da casa popular acessível.

Casa popular sem adaptação

Casa popular adaptada

produções dos estudantes NeE

Desenvolvimento da casa popular adaptada utilizando o software SketchUp dos estudantes Mateus Marques Mendonça e Matheus Zago de Carvalho.

produções dos estudantes NeE

Desenvolvimento da casa popular adaptada utilizando o software SketchUp dos estudantes Mateus Marques Mendonça e Matheus Zago de Carvalho.

TOUR PELA CASA POPULAR ADAPTADA

Apresentação do produto final

Os estudantes apresentaram o projeto da casa popular adaptada utilizando óculos de realidade virtual 360° para a comunidade.

aPRESENTAÇÃO do produto final para a comunidade

Depoimentos

"Foi muito interessante utilizarmos nossos conhecimentos matemáticos para o desenvolvimento de uma casa popular adaptada, assim percebemos como a matemática pode contribuir para uma sociedade melhor".

Camila de Lima Mazucato

"O Projeto Matemática e acessibilidade, me ajudou ter um novo olhar sobre arquitetura, onde tivemos que realizar uma planta de uma casa popular, sendo acessível ao portador de deficiência física. A ideia de realizar a planta foi ótima, pois conseguimos encaixar perfeitamente a matemática com recursos de cálculos e medidas, isso agregou bastante no conhecimento relacionado a acessibilidade, sendo um assunto bastante questionado no meio social em que vivemos."

Guilherme Godeguezi De Freitas Costa

2° Ano

EM

METODOLOGIA

O 2º Ano do Ensino Médio tinha como tema "Engenhocas Fantásticas" e para conexão dos temas os estudantes decidiram que o projeto seria o desenvolvimento de móveis adpatados que auxiliassem pessoas que utilizam cadeira de rodas.

A turma foi dividida em agrupamentos para pesquisarem e apresentarem ideias de móveis adaptados, após discussões foi decidido que seria feito um guarda-roupa adaptado que ajudaria na autonomia daqueles que o usassem.

Com o auxílio da palestra da designer de interiores Fran Felicio os estudantes desenvolveram desenhos técnicos e projeções no software SketchUp para a montagem do guarda-roupa aplicando os conceitos de área e volume estudados durante ano.

PALESTRA COM DESIGNER DE INTERIORES

A designer de interiores Fran Felicio abordou em sua palestra conceitos importantes para o bom aproveitamento do espaço em um ambiente.

Além disso demonstrou os espaçamentos dos móveis da residência popular e orientou os estudantes no desenvolvimento do desenho técnico do guarda-roupa.

ELABORAÇÃO de textos do gênero perfil

Produções dos estudantes

Mobilizando os conhecimentos matemáticos para o desenvolvimento do guarda-roupa adaptado.

Produções dos estudantes

Mobilizando os conhecimentos matemáticos para o desenvolvimento do guarda-roupa adaptado.

Produções dos estudantes

Mobilizando os conhecimentos matemáticos para o desenvolvimento do guarda-roupa adaptado.

Produções dos estudantes

Mobilizando os conhecimentos matemáticos para o desenvolvimento do guarda-roupa adaptado.

Projeto do guarda-roupa desenvolvido pelos estudantes utilizando o software SketchUp

Antes de começar o projeto em si, o software nos apresenta uma projeção espacial utilizando o plano cartesiano com os eixos X, Y e Z, representando respectivamente, largura (vermelho), altura (azul) e profundidade (verde):

Com base nisso definimos a altura, a largura e a profundidade do guarda-roupa, e com base no desenho técnico já adaptado as condições espaciais da disposição do guarda-roupa no quarto:

Projeto do guarda-roupa utilizando o software SketchUp

Utilizando as medidas das arestas podemos definir o formato do guarda-roupa, que de início, é um paralelepípedo retângulo, ou seja, um poliedro convexo. Podemos verificar a Relação de Euler V + F = A + 2 e ainda calcular seu volume multiplicando todas as medidas de sua composição, sendo elas profundidade, altura e largura.

Após definir o formato do guarda-roupa, dispomos a composição de cada compartimento e portas calculando o volume de cada compartimento. Utilizando as dimensões do guarda-roupa calculamos sua área da base e área lateral, verificando se estava adequada a casa popular acessivel.

Projeto do guarda-roupa utilizando o software SketchUp

Na montagem inicial, o guarda-roupa possuía duas portas, porém adaptamos essas portas para uma porta de largura menor e a outra, utilizamos para realizar a montagem de uma gaveta acessível para o futuro portador do mesmo:

Por fim, adaptamos a parte do cabideiro de roupas no guarda- roupa, utilizando um cabideiro extensível que se inclina o mais próximo do alcance do cadeirante.

Projeto do guarda-roupa utilizando o software SketchUp

Guarda-roupa adaptado dentro do projeto da casa popular acessível.

PRESIDENTE DA ADEFIBI

Durante a realização do projeto, o presidente da ADEFIBI (Associação dos Deficientes Físicos de Birigui) Jair Moisés Meira, compareceu diversas vezes à escola para acompanhar a montagem do guarda-roupa e dar assistência aos estudantes, devido a sua experiência em marcenaria.

Apresentação do produto final

Os estudantes, entusiasmados, produziram um guarda-roupa adaptado não apenas utilizando um software e sim, transformaram em realidade. Após a montagem do guarda-roupa eles o apresentaram para a comunidade e para o presidente da ADEFIBI (Associação dos Deficientes Físicos de Birigui) para conhecer o projeto e dar um parecer quanto à funcionalidade.

apresentação do produto final para a comunidade

DEPOIMENTOS

"Achei muito proveitoso a experiência de realizar esse projeto do guarda-roupa, pois pude aplicar os conhecimento matemáticos que obtivera ao decorrer da minha vida estudantil de uma maneira prática facilitando o entendimento sobre determinados assuntos, principalmente, sobre geometria espacial".

Guilherme Alexandre Domingues da Silva

"Após participar do projeto Matemática e Acessibilidade proporcionado pela nossa escola através do professor Ederson, pude ampliar meu conhecimento sobre regimentos e normas, direitos dos PCD (Pessoas com deficiência) que muitas vezes não são aplicados em diversas construções públicas ou particulares. A empatia ganha com experiências, diálogos e situações presenciadas, nos deram a oportunidade de ver como a matemática é uma aliada ao lazer e bem-estar de todos".

João Paulo Grapeia Marini

3° Ano

EM

METODOLOGIA

O tema do 3º Ano do Ensino Médio era "As soluções para o futuro passam por aqui" e os estudantes começaram a refletir em como a tecnologia iria contribuir com a casa popular adaptada para pessoas que necessitam utilizar cadeiras de roda.

Foi organizada uma roda de conversa com a psicóloga e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência física e após diversas ideias apresentadas em sala, os estudantes decidiram desenvolver o protótipo de uma porta automática pensada para uma casa popular acessível.

O projeto foi desenvolvido utilizando MDF e os recursos tecnológicos do Arduino onde desenvolveram a programação para abrir e fechar a porta automaticamente. Para o desenvolvimento da programação foram utilizados conceitos de lógica matemática.

PALESTRA COM Psicóloga e ativista pelos direitos da pessoa com deficiência física

Roda de conversa com a Eliane Quadrini realizada na escola, sendo ela uma pessoa que necessita de cadeira de rodas, fez depoimentos que deixaram todos impactados, além de compartilhar ideias partindo de suas próprias experiências que tornaram-se extremamente influentes para as decisões do projeto.

desenvolvimento do projeto

Apresentação do produto final

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio apresentando o protótipo da porta automática para a casa popular adaptada e explanando sobre o desenvolvimento do projeto.

teste de funcionalidade da porta

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL PARA A COMUNIDADE

DEPOIMENTOS

"Para mim o desenvolvimento do protótipo da porta foi desafiador, desenhamos e depois executamos. Um dos ganho para mim foi o desenvolvimento como líder nas diversas etapas no processo da construção."

Wendel Carvalho Barbosa de Sousa

"Participar deste projeto me ajudou a evoluir pessoalmente e também em relação ao trabalho em grupo, já que é necessário saber administrar as ideias que são apresentadas ao decorrer do projeto. Aplicando a matemática, vi que é possível ajudar pessoas que necessitam usar cadeira de rodas."

João Pedro Contel Martins

Entrega do

guarda-roupa adaptado

ENTREGA do guarda-roupa adaptado

Um grupo integrante do 2° Ano do Ensino Médio foi fazer a entrega do guarda-roupa adaptado na casa do jovem indicado pelo presidente da ADEFIB (Associação dos Deficientes Físicos de Birigui).

ENTREGA do guarda-roupa adaptado

vISÃO GERAL DA MOSTRA DOS EIXOS INTEGRADORES PARA COMUNIDADE

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi