Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
1. MAS, O QUE SÃO DST?
DST são doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas também como doenças venéreas, doenças sexuais, doenças de rua, doenças do mundo...
2. COMO SE PEGA DST?
Qualquer pessoa pode pegar DST através da relação sexual. Seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. A pessoa infectada passa DST para seus parceiros, principalmente quando acontece penetração.
3. QUEM PODE PEGAR DST?
- Quem tem relações sexuais sem camisinha;
- Pessoas que usam drogas injetáveis e compartilham seringas;
- Pessoas que recebem sangue que não foi testado;
- QUALQUER PESSOA - casada, solteira, jovem, adulta, rica, pobre - pode pegar DST.
4. AS DST SÃO DOENÇAS GRAVES?
SÃO SIM. E podem causar disfunções sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebês prematuros e/ou com problemas de saúde, deficiências físicas ou mentais, alguns tipos de câncer e, em casos mais sérios, até a morte. Quem tem DST tem mais chance de pegar outras DST, inclusive a aids.
5. QUAIS OS PRINCIPAIS SINAIS DAS DST?
SINAL É O QUE A GENTE VÊ, e é mais fácil perceber no órgão sexual do homem que no da mulher.
- Feridas (úlceras): aparecem nos órgãos genitais ou em qualquer parte do corpo. Podem doer ou não.
- Corrimentos: aparecem no homem e na mulher, no canal da uretra, vagina ou ânus. Podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados como pus. Alguns têm cheiro forte e ruim. Tem gente que sente dor ao urinar ou na relação sexual. Nas mulheres, quando o corrimento é pouco, só é visto no exame ginecológico.
- Verrugas: são como caroços, podem parecer uma couve-flor quando a doença está em estágio avançado. Em geral, não dói. Às vezes dá coceira ou irritação.
São diversos os agentes etiológicos que levam a uma DST, como bactérias, vírus, fungos, protozoários e parasitas, resultando em distintas manifestações clínicas.
De modo geral, o uso de preservativo, associado a alguns cuidados, impedem o contágio e disseminação. Contudo se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, além do processo infeccioso, podem levar à infertilidade, surgimento de outras doenças oportunistas e até a morte.
As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), anteriormente chamadas de doenças venéreas, consistem em doenças infecções transmitidas, especialmente, através de relações sexuais (transmissão horizontal).
Outras vias não sexuais incluem: transmissão da mãe para o filho durante o período gestacional ou durante o parto (transmissão vertical); utilização de seringas contaminadas; e ainda durante uma transfusão de sangue, quando este se encontra contaminado.
Tricomona – Causada pelo protozoário do gênero Trichomonas Donne, atinge, principalmente, o aparelho digestivo e genital, causando inflamação do canal vaginal, nas mulheres, e da uretra nos homens.
Sífilis - Transmitida pela bactéria Treponema pallidum, é uma doença com evolução crônica (lenta) com surgimento de um cancro duro (lesão) nos órgãos genitais e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo. Quando generalizada, causa complicações cardiovasculares e nervosas, desencadeando nas mulheres o aborto ou o parto prematuro.
Clamídia - O contágio pela bactéria Chlamydia trachomatis provoca inflamação dos canais genitais e urinários. Nas mulheres, pode ocasionar a formação de abscessos, infertilidade e dores pélvicas. Nos homens pode provocar esterilidade.
Gonorréia - O contágio pela bactéria Neisseria gonorrheae, provoca a inflamação da uretra (canal urinário), pode alastrar-se para outros órgãos causando complicações como: artrite, meningite e problemas cardíacos.
5. QUAIS OS PRINCIPAIS SINAIS DAS DST?
4. AS DST SÃO DOENÇAS GRAVES?
3. QUEM PODE PEGAR DST?
1. MAS, O QUE SÃO DST?
2. COMO SE PEGA DST?
AIDS – Síndrome da imunodeficiência humana (HIV), transmitida por um retrovírus que destrói as células de defesa (linfócito T), resultando na baixa imunidade do organismo que fica suscetível a outras infecções. Dentre os sintomas iniciais destaca-se: fadiga, febre, distúrbios do sistema nervosos central, inchaço crônico dos gânglios linfáticos e o surgimento de vesículas avermelhadas na derme.