Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
O alemão Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas relações. Segundo esse autor, a sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas, e sim o conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. Assim, Weber, partindo do indivíduo e de suas motivações, pretende compreender a sociedade como um todo.
Ex.: Eu sempre fiz assim... Lá em casa sempre se faz desse jeito.
Ex.: "Eu acredito que a minha missão na Terra é fazer isso..." ou "O fundamental é que nossa causa seja vitoriosa."
O conceito básico para Weber é o de ação social, entendida como o ato de se comunicar, de se relacionar tendo alguma orientação quanto às ações dos outros.
A ação afetiva tem por fundamento os sentimentos de qualquer ordem. O sentido da ação está nela mesma. Age efetivamente quem satisfaz suas necessidades, seus desejos, sejam eles de alegria, de gozo, de vingança, não importa. O que importa é dar vazão às paixões momentâneas.
Tipos ideias são construções teóricas utilizadas pelos sociólogos para analisar a realidade. Max Weber, ao analisar o modo como os indivíduos agem e levando em conta a maneira como eles orientam suas ações, agrupou as ações individuais em quatro grandes tipos.
Como se pode perceber, para Weber, as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados, e, com base no que traz em si, o indivíduo escolhe suas condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam. Assim, as relações sociais consistem na probabilidade de que se aja socialmente com determinado sentido, sempre numa perspectiva de reciprocidade por parte dos outros.