Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading content…
Loading…
Transcript

Psicologia...

...Ocupacional, do trabalho ou das organizações

2015/2016

Psicologia 12º

André Fernandes

Miriam Reis

Miguel Filipe

Ricardo Gonçalves

12º 7

Introdução

Para além disso, um psicólogo desta área encarrega-se também, por vezes, do recrutamento (que inclui testes psicotécnicos, entrevistas psicológicas e dinâmica de grupo), da gestão de recursos humanos (histórico dos funcionários, aconselhamento de movimentação de pessoal), gestão de conflitos (estudo das relações interpessoais, identificação de foco de conflitos e mediação e solução dos mesmo), da formação (identificação de necessidades de formação, promover a mesma), avaliação do desempenho, saúde mental no trabalho, planos de cargos e salários, gerência, entre outras.

Durante o desenvolvimento deste trabalho, teremos como objectivo analizar e explorar aspectos e questões que nos permitam ter uma visão global e esclarecedora daquilo que é o nosso tema: a Psicologia Ocupacional.

Primeiramente, iremos fazer uma breve

contextualização acerca da área da

Psicologia e dos seus profissionais e, de

seguida, abordaremos as questões

relacionadas com a vertente especifica

mencionada.

No âmbito desta última, indicaremos o

seu objecto de estudo, as funções,

métodos e papel dos seus profissionais,

onde é exercida, entre outros aspectos.

Miguel

Objecto de estudo

Conclusões

Ricardo

O que é e objectivos

Funções do psicólogo e os seus métodos

Em termos gerais, o objecto de estudo desta especialização é constituído pelas condutas e experiências dos sujeitos numa perspectiva individual, social e grupal em contextos relacionados com o trabalho.

Em suma: A psicologia do trabalho tem a função de possibilitar um novo olhar para a subjetividade do trabalhador, mas tendo em consideração os fatores objetivos que ocorrem nesse sistema, a fim de evitar a psicologização dos fenómenos ou reducionismos.

Durante a realização deste trabalho concluímos que, apesar da popularidade desta especialização, é pouco usual encontrá-la no nosso dia a dia (em termos práticos) e que, para além disso, são também escassas as informações acerca da mesma, não permitindo assim (facilmente) uma visão mais detalhada/aprofundada acerca da área. Isto demonstra que, de forma geral, ainda não existe uma grande preocupação/valorização relativamente aos factores de ordem psicológica (ou a si relacionados) na área de trabalho e afins.

Concluímos também que, apesar de não ser propriamente indespensável, o papel desta função numa empresa/organização pode ser bastante útil e contribuir para um melhor desempenho tanto a nível individual quanto coletivo, promovendo assim também uma maior qualidade de vida.

Miriam

André

Contextualização

Onde podemos encontrar este tipo de função

A Psicologia Organizacional é a área de especialização que trata da psicologia em meios de trabalho e afins, tais como empresas, associações empresariais e profissionais, sindicatos, etc...

Esta área tenta compreender o comportamento humano através do estudo dos processos individuais, interpessoais e organizacionais e intervir neles com o objectivo de otimizar o seu funcionamento e os seus resultados, tanto para os indivíduos, como para a organização e para a sociedade. Desse modo, contribuirá não só para uma maior satisfação geral, como também (consequentemente) para um maior rendimento dessas organizações.

O psicólogo ocupacional é o profissional habilitado para promover a integração social. Isto é mais frequentemente aplicado a pessoas (de qualquer idade) cujos distúrbios físicos, mentais ou emocionais determinem algum grau de desadaptação, impedindo-as de usufruir de forma mais ampla a sua autonomia e cidadania.

Para tal, estuda disciplinas ligadas à área da saúde física e psicológica. A sua função básica, é portanto promover o bem-estar físico, psíquico e social.

Ricardo

Miriam

É possível encontrarmos este tipo de função em todo o tipo de organizações (económicas, consultorias, sociais, educacionais, de saúde e de justiça), quer públicas ou privadas, que considerem as questões de organização e gestão dos recursos como fatores de sucesso.

Por vezes, podem trabalhar também em centros de investigação científica.

Como exemplos práticos temos, como já mencionado anteriormente: empresas, associações empresariais e profissionais, sindicatos, etc...

De forma breve, a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos mentais e a relação entre eles em todo o domínio em que entram os comportamentos observáveis (correr, andar, falar, etc) assim como os não-observáveis (pensar, emocionar-se, etc).

Os psicólogos, no âmbito da sua prática, surgem como promotores de mudança, isto é, intervêm. Essas intervenções podem ser de remediação, de prevenção ou de promoção do desenvolvimento.

Devido à grande abrangência dos temas tratados na área da psicologia, e de modo a poder estudar e intervir de forma mais efetiva, foram desenvolvidas dirversas áreas de especialização. Entre elas temos a Psicologia Ocupacional, do Trabalho e das Organizações, e será sobre essa que nos iremos debruçar no decurso deste trabalho.

Miguel

André

Fontes de pesquisa/Bibliografia

Miriam

  • http://pt.slideshare.net/Taliban_0T/psicologia-organizacional-6102700
  • http://pt.slideshare.net/AnaPereira2/psicologia-do-trabalho-e-da-organizaes-trabalho-das-alunas-sofia-e-magda
  • http://pt.slideshare.net/anarita2/psicologia-do-trabalho-e-das-organizaes
  • https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/introducao-a-psicologia-organizacional
  • http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100010
  • Manual de Psicologia B 12º ano Nós
Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi